Montenegro acusa Costa de “pedalar para trás” e não sair do sítio

  • Mariana Marques Tiago
  • 7 Fevereiro 2023

"Quem tem de controlar o pedal do país é o Governo, e o país não pedala mais porque tem um primeiro-ministro que pedala ao contrário e não sai do mesmo sítio", considera o líder do PSD.

“O primeiro-ministro tem andado a pedalar para trás e, quando se pedala para trás, normalmente fica-se no mesmo sítio, diz Luís Montenegro. A acusação do presidente do Partido Social Democrata (PSD) surgiu esta terça-feira, na Guarda, a propósito das declarações de António Costa no início da manhã.

Costa desafiou as empresas portuguesas a continuar a “pedalar” para que o país chegue ao final do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), em 2026, mais bem preparado para enfrentar crises e garantir “mais e melhor emprego, maior rentabilidade para as empresas e uma economia mais sustentável”.

No entanto, Luís Montenegro acusa o primeiro-ministro de “vender ilusões”. “Quem tem de controlar o pedal do país é o Governo, e o país não pedala mais porque tem um primeiro-ministro que pedala ao contrário e não sai do mesmo sítio”, disse.

O político da oposição considera que o Governo não tem tirado proveito real do PRR, em oposição aos restantes países. “As empresas, pessoas, famílias, pequenos produtores agrícolas estavam à espera de ter financiamento para a recuperação e resiliência do nosso tecido económico”. E continuou: Costa “anda a empatar o país com promessas que não andam a chegar ao terreno”.

Luís Montenegro prestou declarações aos jornalistas a propósito do Programa Sentir Portugal, onde reuniu com agricultores em Figueira de Castelo Rodrigo. O líder do PSD salientou ainda que queria voltar a apelar ao Governo que “deixe de estar tão fechado em si próprio, nos seus casos e nas suas polémicas, e olhe para a vida das pessoas”, em concreto para os “milhares de agricultores que, ao longo de todo território, lutam contra grandes dificuldades e merecem apoio”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro acusa Costa de “pedalar para trás” e não sair do sítio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião