Bolsas dos Estados Unidos caem mais de 2%

  • ECO
  • 21 Fevereiro 2023

Analistas interpretaram recuperação da atividade das empresas em fevereiro como sinal de prolongamento dos juros altos para controlar taxa de inflação, o que retira confiança aos mercados.

As bolsas dos Estados Unidos caíram mais de 2% nesta terça-feira. A culpa foi da divulgação de indicadores económicos que podem sinalizar o prolongamento da política monetária restritiva por mais tempo. Desde 15 de dezembro que as praças financeiras dos Estados Unidos não registavam descidas tão significativas.

O índice tecnológico Nasdaq registou o pior desempenho do dia, ao ceder 2,48%, para 11.495,41 pontos; a praça industrial Dow Jones perdeu 2,06%, para 33.130,39 pontos e eliminou todos os ganhos obtidos desde o início do ano; o índice S&P 500 desceu 1,98%, para 3.998,14 pontos.

O índice de atividade das empresas nos Estados Unidos melhorou pela primeira vez nos últimos oito meses, de 46,8 para 50,2 pontos. O segmento dos serviços foi o principal responsável por este desempenho, segundo dados revelados nesta terça-feira.

Para os analistas, a recuperação deste indicador significa que a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed, na sigla original) terá de prolongar as taxas de juro elevadas – espera-se que em julho atinjam os 5,35%.

Resta saber se a tendência irá manter-se na quarta-feira, sobretudo depois da divulgação das minutas da mais recente reunião do comité de política monetária da Fed.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas dos Estados Unidos caem mais de 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião