Bonificação do crédito da casa vai ser calculada pelos bancos

  • ECO
  • 23 Fevereiro 2023

A bonificação só se aplica aos contratos celebrados até 31 de dezembro do ano passado e o valor em dívida tem de ser inferior a 200 mil euros.

A bonificação dos juros destinada às famílias que estão a enfrentar dificuldades em pagar a prestação do crédito à habitação vai ser calculada pelo próprio banco, noticia o Jornal de Negócios (acesso pago). Este aplicará o desconto, sendo posteriormente ressarcido pelo Estado, de acordo com o documento do programa “Mais Habitação” que está em consulta pública até ao dia 10 de março.

“Será o banco a fazer as contas e a reduzir aquilo que é debitado aos clientes na prestação mensal. O Estado irá depois ressarcir o banco dessa diferença”, lê-se. Estão abrangidas nesta medida as famílias com rendimentos até ao sexto escalão, sendo a detenção de ativos financeiros um eventual fator de exclusão (apesar de o Governo não especificar quais os ativos que travam o acesso).

A bonificação só se aplica aos contratos celebrados até 31 de dezembro do ano passado e o valor em dívida tem de ser inferior a 200 mil euros. Há um limite anual para a compensação de 1,5 IAS, ou seja, cerca de 720 euros anuais e terá em conta a taxa de esforço — que tem um agravamento significativo quando atinja um valor igual ou superior a 36% do rendimento do agregado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bonificação do crédito da casa vai ser calculada pelos bancos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião