Dois mil agricultores protestam nas Caldas da Rainha contra políticas do Governo

  • Lusa
  • 2 Março 2023

"As candidaturas às medidas de apoio para o novo período de Política Agrícola Comum estão abertas", ma so presidente da CAP diz que "não funcionam, e 80% dos agricultores não se conseguem inscrever".

Mais de 400 tratores circularam em marcha lenta nas Caldas da Rainha em protesto contra as políticas do Governo para o setor agrícola, naquela que a Confederação dos Agricultores de Portugal considera a maior manifestação efetuada na região Oeste.

A manifestação convocada pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) visou esta quinta-feira mostrar que os agricultores “não são os grandes responsáveis pelo aumento dos preços dos alimentos”, já que estes “nem sequer ainda refletem o aumento dos custos” de produção, disse à agência Lusa o presidente da confederação, Eduardo Oliveira e Sousa.

Os custos também aumentaram porque os agricultores não receberam as ajudas prometidas”, lamentou o presidente da CAP, lembrando que, enquanto os agricultores espanhóis “receberam ajudas nos combustíveis, nos fertilizantes e têm ajudas, agora, em relação ao problema da guerra [na Ucrânia]”, em Portugal o setor “teve que assimilar” o aumento dos custos de produção.

Esta foi apenas uma das razões que, segundo a CAP, levaram hoje 430 tratores e cerca de dois mil agricultores de 65 organizações de produtores, de norte a sul do país, a participar no protesto que percorreu as ruas das Caldas da Rainha, em marcha lenta, ao som de palavras de ordem contra a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Os agricultores queixam-se da “incompetência do Ministério da Agricultura” numa altura em que volta a estar em cima da mesa a questão da seca, considerando Eduardo Oliveira e Sousa que esta pode levar em breve, na região do Oeste, a “uma carência” de frutas e hortícolas.

“As candidaturas às medidas de apoio para o novo período de Política Agrícola Comum estão abertas”, mas, denunciou o presidente da CAP, “não funcionam, e 80% dos agricultores não se conseguem inscrever”, disse, apontando, mais uma vez, a culpa à “incompetência do ministério que fez tudo à ultima hora”.

Para Eduardo Oliveira e Sousa, é necessária “uma alteração profunda” no ministério que, considerou, “em completa desarticulação e a desmanchar-se todos os dias”, sem “uma defesa forte do setor agrícola e um reconhecimento do valor da agricultura e do trabalho dos agricultores”.

Reivindicações transversais a todo o setor agrícola, vincou Carlos Amaral, da Associação dos Orizicultores de Portugal (AOP), lamentando “a falta de resposta políticas do ministério” a todos os problemas colocados pelo setor responsável por 29 mil hectares de produção de arroz.

No caso dos produtores de arroz, as criticas estenderam-se também ao primeiro-ministro, António Costa, que acusam de “uma insensibilidade grande em relação a todos estes problemas, e da inexistência de “uma reparo ou uma atenção” aos agricultores, levando-os a ir “para a rua” e as confederações dos vários setores a subscrever um documento único.

Indignado pela exclusão do setor apícola do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum 2023-2027, o vice-presidente da AALBA (cooperativa de produtores de mel) juntou hoje a sua voz ao protesto em nome de um setor que exige ser tratado “da mesma forma que os demais, ou seja, que os outros produtores, pecuários e agricultores em geral”.

O setor reclama ainda apoios que estavam contemplados no anterior quadro de apoio e que “foram retirados sem explicação”. Queixas que geraram uma das maiores adesões às manifestações que a CAP tem convocado desde janeiro, com os agricultores a “fazerem história” com a realização da maior concentração de sempre de tratores e agricultores nas Caldas da Rainha. O protesto “demonstra bem a insatisfação que existe nos agricultores, que vivem do produto da terra”, afirmou o secretário-geral da CAP, Luís Mira, instando o Governo a pôr “a mão na consciência, se a tiver”.

“Altere os procedimentos, coloque as verbas europeias à disposição dos agricultores”, desafiou Luis Mira no protesto em que o setor voltou a criticar o facto de 1.300 milhões de euros do último quadro de apoio terem ficado por executar, entre outras criticas à transferência de competências das direções regionais de agricultura (DRA) para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), e o chumbo de projetos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Os protestos dos agricultores vão voltar a fazer-se ouvir, no dia 9, em Beja, e, no dia 24, em Elvas, informou o Luis Mira, acrescentado que, além de manifestações, estão previstas outras formas de luta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dois mil agricultores protestam nas Caldas da Rainha contra políticas do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião