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Dinamarca alia inteligência artificial e obras de arte em campanha turística

Rafael Ascensão,

Obras de arte falantes, por meio de inteligência artificial, é a nova aposta da Dinamarca numa campanha para convidar à visita ao país escandinavo. O guião resulta a 100% de inteligência artificial.

Colocar peças de arte icónicas – como a Mona Lisa, o auto retrato de van Gogh ou a Estátua da Liberdade – a falar para promover o turismo nacional? Foi exatamente isso que a Dinamarca fez na sua nova campanha turística, através da VisitDenmark, a Organização Oficial de Turismo da Dinamarca.

A ideia principal passa por aliar potenciais visitantes fazendo-os equacionar que em vez de visitarem locais com grande pressão turística – perdendo horas numa fila para ver o quadro da Mona Lisa, por exemplo – podem antes decidir-se por explorar o território dinamarquês, onde têm a possibilidade “evitar multidões” e “aproveitar os prazeres simples da vida”.

Embora eu aprecie a atenção, sejamos honestos: passar horas numa fila apenas para me verem não é exatamente a forma mais emocionante de gozarem as vossas férias” são as palavras que saem da boca da própria Mona Lisa, efeito tornado possível através de técnicas de inteligência artificial, sendo as mesmas complementadas com frases de outras obras de arte, que incitam à visita à Dinamarca.

Andar de bicicleta ao longo de localidades “encantadoras” ou explorar a costa “pitoresca” do país – sem esquecer a gastronomia dinamarquesa – são as possibilidades avançadas pelas obras de arte, as quais prometem “surpresas” e “aventura”.

“Não seja um turista, seja um explorador” (“Don’t be a tourist, be an explorist“), convida a Organização Oficial de Turismo da Dinamarca, no final do vídeo da campanha, a qual foi produzida pela agencia Brandhouse/Subsero.

Fazendo uso de técnicas como deepfake e síntese de movimento, esta campanha é inovadora por complementar estas tecnologias com a adição de um guião completamente gerado através de inteligência artificial. Segundo Kathrine Lind Gustavussen, diretora de relações públicas e imprensa da VisitDenmark, os guiões foram gerados a 100% através de inteligência artificial, tendo apenas sido removidas algumas partes que ou eram muito longas ou falsas.

Embora tenhamos sentido que foi um pouco arriscado colocar toda a nossa mensagem à responsabilidade da inteligência artificial, estamos entusiasmados por estarmos na vanguarda da indústria turística, a usarmos tecnologia de ponta para dar vida às nossas mensagens e visões criativas”, refere Kathrine Lind Gustavussen.

 

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