Governo força supermercados a baixar preços

  • ECO
  • 10 Março 2023

O Governo pode avançar com medidas como um limite para as margens de lucro ou a negociação com as empresas, caso os preços dos produtos alimentares essenciais não baixem.

O Executivo está a estudar várias medidas para o caso de os supermercados não baixarem os preços nas próximas semanas. Segundo avança o Expresso (acesso pago), o Governo pondera, por exemplo, vir a fixar — mesmo que excecionalmente e com caráter temporário — um limite para as margens de lucro de produtores, indus­triais e distribuidores.

O inspetor-geral da ASAE reconhece que o facto de não existir qualquer valor definido como teto máximo dificulta o combate à especulação. “Para a ação inspetiva, seria mais linear se houvesse margens predefinidas”, afirma Pedro Portugal Gaspar, como aconteceu durante a pandemia com máscaras e álcool-gel.

O Governo também chegou a avançar com um decreto que permitia a fixar margens nos combustíveis, mas não foi necessário utilizar porque os preços baixaram entretanto. A expectativa é que tal também aconteça nos supermercados, com a pressão pública exercida agora, mas caso não se verifique podem avançar medidas como o modelo aplicado em França, que passa pela negociação e não pela imposição de limites às margens de lucro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo força supermercados a baixar preços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião