Descobrir verdadeira origem da covid-19 é um “imperativo moral”, diz diretor-geral da OMS

Foi há três anos que a Organização Mundial de Saúde caracterizou a covid-19 como uma pandemia. O diretor-geral diz que é necessário chegar à origem, por razões científicas e morais.

Fez três anos este sábado que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a covid-19 como uma pandemia. Para assinalar a data, o diretor-geral Tedros Ghebreyesus, fez uma publicação no Twitter onde considera um “imperativo moral” perceber as origens do coronavírus que em 2020 se espalhou por todo o globo.

O diretor-geral da OMS lembra que foi a 30 de janeiro de 2020 que a organização soou o alarme sobre a disseminação da covid-19, tendo-a caracterizado como uma pandemia a 11 de março.

Três anos depois do início da emergência da covid-19, demasiadas vidas foram perdidas. Demasiadas pessoas ainda estão a sofrer, incluindo de covid longo. Nunca deixaremos de exigir o acesso equitativo a ferramentas que salvam vidas”, afirma Tedros Ghebreyesus.

Compreender as origens da covid-19 e explorar todas as hipóteses continua a ser um imperativo científico, para nos ajudar a prevenir surtos futuros, e um imperativo moral, pelo bem dos milhões de pessoas que morreram e daqueles que vivem com covid longo”, acrescentou o diretor-geral da OMS.

A cauda da pandemia continua a ser motivo de especulação. O diretor do FBI, Christopher Wray, afirmou no início do mês que a agência de investigação americana tinha concluído há já algum tempo que o vírus saiu de um laboratório na cidade chinesa de Wuhan. Uma asserção rejeitada prontamente por Pequim.

A pandemia terá infetado mais de 681 milhões de pessoas e provocado mais de 6,8 milhões mortos em três anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descobrir verdadeira origem da covid-19 é um “imperativo moral”, diz diretor-geral da OMS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião