Nos foi o maior anunciante do país em fevereiro
O ranking das agências de meios é liderado pela Arena e O Escritório, ocupa a primeira posição entre as agências criativas.
A Nos recuperou em fevereiro a posição de maior anunciante do país, lugar no último mês ocupada pelo Ediclube.
A preços de tabela, ou seja, sem os descontos negociados com os meios, a operadora investiu em publicidade 39,9 milhões de euros. Destes, a esmagadora maioria, 38 milhões, foram no meio televisão. Para o meio outdoor, foram alocados 696 mil euros, ao meio rádio 685 mil em no cinema – no qual a operadora está presente com a NOS Cinemas – foram investidos 467 mil euros.
A segunda posição do ranking mensal elaborado pela MediaMonitor, empresa do universo Marktest, é ocupada pela empresa de televendas Ediclube, que a preços de tabela investiu 38,7 milhões de euros em publicidade. Com exceção de 59 mil euros em imprensa, o montante foi todo distribuído pelo meio televisão.
No terceiro ligar do pódio surge a Altice Portugal. Com uma nova nova imagem e linha de comunicação lançada em fevereiro, a operadora investiu em publicidade 36 milhões de euros. Destes, 35,2 milhões foram em televisão, 316 mil em digital e 285 mil em imprensa e também em outdoor.
Ediclube foi o maior anunciante em televisão, a EDP em digital, o Pingo Doce em outdoor, a Global Media – que detém o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e O Jogo – foi o maior anunciante em imprensa, o Novo Banco foi quem mais investiu em rádio e a NOS foi o maior anunciante em cinema.
O Continente, maior anunciante de 2022, ocupa a quarta posição do ranking, seguido pela Unilever-Fima. Viva Melhor Sempre, Vodafone, McDonald’s, Lidl e Procter em Gamble encerram o top dos 10 maiores anunciantes do país.
Afunilando a análise pelos diferentes meios, o Ediclube foi o maior anunciante em televisão, a EDP em digital, o Pingo Doce em outdoor, a Global Media – que detém o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e O Jogo – foi o maior anunciante em imprensa, o Novo Banco foi quem mais investiu em rádio e a NOS foi o maior anunciante em cinema.
Nas agências de meios assistimos a alterações, com a Arena a ocupar a primeira posição. A preços de tabela, a agência liderada por Rodrigo Albuquerque movimentou cerca de 124 milhões de euros em investimento publicitário. Na segunda posição temos agora a OMD, com perto de 120 milhões, e no terceiro posto a Carat, com cerca de 118 milhões de euros.
Initiative, Wavemaker, Zenith, Havas Media, Starcom MediaVest Group, Mediacom e Mindshare são as restantes agências que compõem o “top 10”.
O Escritório lidera, por seu turno, nas agências criativas. Seguem-se a Dentsu – antiga Partners – e Fuel, nos lugares do pódio.
No acumulado dos primeiros dois meses do ano o maior anunciante é ainda o Ediclube, que não trabalha com agências de meios. A Arena lidera nas agências de meios e a Fuel nas agências criativas.
(notícia rectificada às 9h45)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.