Comissão de Inquérito da TAP vai ouvir 60 personalidades. Há seis prioritárias

Deputados da comissão parlamentar de inquérito vai arrancar com audições na próxima semana. Inspetor-Geral de Finanças e CFO da TAP deverão ser os primeiros.

Os deputados da comissão parlamentar de inquérito à tutela pública da gestão da TAP aprovaram esta quarta-feira a audição de 60 personalidades requeridas pelos partidos. Os primeiros seis a serem chamados serão o presidente da Inspeção-Geral de Finanças, o administrador financeiro da TAP, Alexandra Reis, a presidente executiva da TAP, o chairman da companhia e o presidente da CMVM.

Os deputados da comissão parlamentar de inquérito acordaram ouvir prioritariamente seis personalidades. Na próxima semana, quarta e quinta-feira, deverá ser ouvido António Ferreira dos Santos, que lidera a Inspeção-Geral de Finanças, a entidade responsável pela auditoria que concluiu pela nulidade do acordo celebrado entre a TAP e a antiga administradora Alexandra Reis e sustentou a devolução da indemnização de 500 mil euros. A intenção dos deputados é também ouvir o administrador financeiro da TAP, Gonçalo Pires.

Na lista de audições prioritárias está ainda a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, que o PSD queria que fosse a primeira a ser chamada, “com caráter de urgência”. O coordenador social-democrata, Paulo Moniz, alertou durante os trabalhos da comissão que a gestora francesa poderá ausentar-se do país findas as suas funções na companhia aérea, o que deverá acontecer no final do mês, tornando depois “mais difícil a sua audição”.

Alexandra Reis, que depois de sair da TAP foi presidente da NAV e secretária de Estado do Tesouro, também consta desta lista inicial. Ou outros dois são o presidente do conselho de administração da companhia aérea, Manuel Beja, e o presidente da CMVM, Luís Laginha de Sousa.

O presidente da CPI, Jorge Seguros Sanches, esclareceu que o objetivo é ouvir estas seis personalidades nas próximas três semanas. A ordem irá depender da sua disponibilidade.

Para mais tarde ficou a definição da ordem em que serão chamadas as restantes personalidades. Há uma série de nomes que constam dos requerimentos de vários partidos. Além da CEO e do chairman atuais (cuja demissão foi já anunciada pelo Governo e deverá acontecer até ao final do mês), os deputados vão chamar também antigos responsáveis da companhia, como Fernando Pinto e Antonoaldo Neves.

Os deputados querem também ouvir os antigos acionistas privados da companhia: Humberto Pedrosa e David Neeleman, este último o protagonista do polémico negócio de compra de aviões à Airbus, que esteve na origem dos fundos que usou para capitalizar a transportadora na privatização em 2015, já no segundo Governo de Passos Coelho.

A lista inclui também nomes das tutelas atuais, como Fernando Medina (Finanças) e João Galamba (Infraestruturas), mas sobretudo antigos titulares, como João Leão, Mário Centeno, Pedro Nuno Santos, Hugo Mendes (ex-secretário de Estado das Infraestruturas) ou Miguel Cruz (ex-secretário de Estado do Tesouro). Há também elementos dos Governos de Passos Coelho, como Pires de Lima, antigo ministro da Economia, e Sérgio Monteiro, ex-secretário de Estado das Infraestruturas.

Os deputados querem também questionar os advogados que estiveram evolvidos nas negociações do acordo de saída da antiga administradora Alexandra Reis da TAP: César Esteves, da SRS Legal, que assessorou a TAP, bem como a equipa da Morais Leitão que acompanhou Alexandra Reis nas negociações da renúncia por mútuo acordo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão de Inquérito da TAP vai ouvir 60 personalidades. Há seis prioritárias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião