Governo enviou plano de reestruturação da TAP rasurado à comissão de inquérito

A Iniciativa Liberal acusa o Governo de incumprimento no envio da documentação solicitada pela comissão de inquérito à tutela pública da gestão da companhia aérea.

A Iniciativa Liberal acusa o Governo de ter enviado para a comissão parlamentar de inquérito (CPI) à TAP uma versão rasurada do plano de restruturação da companhia, incumprindo no envio de documentação. Deputados pediram ao presidente da CPI para que interceda junto do Executivo.

Numa carta enviada a Jorge Seguro Sanches, o deputado socialista que dirige os trabalhos da comissão, os deputados Bernardo Blanco e Carlos Guimarães Pinto afirmam que “na versão digital do Plano de Reestruturação da TAP há várias páginas rasuradas”. Além disso, na “versão em papel não constam sequer essas páginas (cerca de 50)”. Consideram, por isso, que “houve incumprimento no envio do que foi solicitado”, por parte dos ministérios das Infraestruturas e das Finanças.

Neste sentido, pedem a intervenção do presidente da CPI: “Considerando que esta documentação é absolutamente essencial para o âmbito desta Comissão Parlamentar de Inquérito, solicitamos a V. Exa. que interceda junto dos referidos ministérios para que sejam enviados à CPI os documentos, físico e digital completos e sem rasura, naturalmente sujeitos ao mesmo grau de sigilo“.

Nas reuniões ordinárias da comissão, Jorge Seguro Sanches tem garantido que os deputados terão acesso aos documentos, incluindo o sujeitos a segredo, como é o caso do plano de reestruturação da companhia aérea aprovado pela Comissão Europeia, cuja versão integral nunca foi divulgada.

A pedido do presidente da CPI, foi disponibilizada uma “sala secreta” dentro da Assembleia da República para a consulta deste tipo de documentos, com dez computadores sem ligação à rede do Parlamento ou à Internet.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo enviou plano de reestruturação da TAP rasurado à comissão de inquérito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião