Taxa de juro dos novos créditos à habitação sobe para 3,56%

A taxa de juro dos novos créditos à habitação atingiu em fevereiro um valor seis vezes superior ao registado há um ano e cada vez mais próxima da taxa de juro praticada pelos contratos à taxa fixa.

A contínua escalada dos juros no mercado monetário elevou as taxas de juro dos novos contratos de créditos à habitação (realizados nos últimos três meses) para os 3,56%.

Segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal, é o valor mais elevado desde 2021 (última data da série do Banco de Portugal sobre esta matéria) e seis vezes superior à taxa de juro em fevereiro de 2022.

Os dados da entidade liderada por Mário Centeno mostram também que o custo financeiro dos novos contratos de crédito à habitação está a aproximar-se da taxa de juro praticada pelos contratos à taxa fixa, que em fevereiro situou-se nos 4,2%.

Fonte: Banco de Portugal.

O Banco de Portugal revela ainda que em fevereiro as amortizações antecipadas dos créditos à habitação representaram 0,85% do stock de crédito, “valor semelhante ao registado em janeiro, mas superior à média mensal de 0,54% registada em 2022.”

Além disso, nota que “as amortizações antecipadas parciais (nas quais se amortiza apenas uma parte do crédito) têm vindo a ganhar importância nos últimos meses e já representam 23% do montante de amortizações antecipadas.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de juro dos novos créditos à habitação sobe para 3,56%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião