Problema informático está a impedir alguns pensionistas de entregar IRS

  • ECO
  • 1 Abril 2023

Informação sobre pensões pagas em 2022 pela Segurança Social “não está ainda totalmente refletida no sistema de liquidação” do IRS. Reporte só ficará concluído no início da próxima semana.

O Ministério das Finanças detetou que “o reporte relativo aos rendimentos pagos pela Segurança Social a alguns contribuintes não está ainda totalmente refletido no sistema de liquidação” do IRS, o que, escreve o Jornal de Negócios, está a impedir alguns pensionistas de submeter a declaração de impostos relativa ao ano passado. No início da próxima semana estará “devidamente concluído”.

A época de entrega do IRS arrancou este sábado e prolonga-se até 30 de junho. Há algumas mudanças, mas uma das principais é o desdobramento dos escalões de IRS, de sete para nove. Por saber está ainda se o Fisco conseguirá processar os reembolsos sem atrasos, numa altura em que tem sido chamado pelo Governo a operacionalizar alguns apoios, alertam os fiscalistas.

Segundo os dados divulgados esta manhã pelo Ministério liderado por Fernando Medina, quase um terço dos contribuintes “aproveita” o IRS automático. Do total de 5.724.596 declarações da última campanha, mais de 1,8 milhões foram submetidas através desta ferramenta de preenchimento prévio, que começou a ser disponibilizada a partir de 2016.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Problema informático está a impedir alguns pensionistas de entregar IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião