Como o Dia das Mentiras é aproveitado pelas marcas
Anunciando produtos mais ou menos inusitados, lançando desafios ou promovendo passatempos, são várias as marcas que aproveitam o Dia das Mentiras para pontuar nas redes sociais.
A 1 de abril é o único dia em que as mentiras são “permitidas”. Entre sorrisos e eventuais sentimentos de vergonha por se ter sido enganado, o Dia das Mentiras é certamente uma oportunidade de pregar uma bela partida. Também as marcas aproveitam este dia para interagir com os seus consumidores e ganhar destaque nas redes sociais. E, quem sabe, para testar ideias de novos produtos ou serviços.
Este ano voltaram a ser várias as marcas que serviram pequenas mentiras aos seus seguidores nas redes sociais. Por exemplo a Dr. Bayard que anunciou o lançamento de uma embalagem de rebuçados premium de edição limitada com um novo sabor a… alho. Também a Bom Petisco fez uma publicação onde dava a conhecer a entrada em um novo segmento, o dos gelados. O novo produto seria rico em proteína, sem adição de açúcar, com sabor a… atum.
Gelados que brilham no escuro (Olá), um hambúrguer cheio de pickles (McDonald’s), uma manteiga em formato de stick (Mimosa), gelados com sabor a cerveja (Super Bock), um molho muito “Picantão” (Licor Beirão) ou sais de banho com cheiro a almôndegas (Ikea) foram outros dos “novos” produtos apresentados por marcas no Dia das Mentiras.
O grupo Portugália deu também esperança a muitos dos seus apreciadores com uma publicação a dizer que o seu molho ia passar a estar à venda nas principais superfícies comerciais, colocando-o à disposição de qualquer um. “1 de abril, obviamente. Malvados!”, lê-se num dos comentários à publicação no Facebook, acompanhado de emojis a rir.
Já o Lidl decidiu assinalar este Dia das Mentiras com o passatempo “Detetor de Tangas”, onde desafiou os utilizadores a identificar o amigo “tangas” e a contarem a maior mentira que este já lhes tenha dito. Os dez participantes mais criativos em cada uma das redes (Instagram e Facebook) habilitavam-se a ganhar uma tanga do Lidl e um vale de 20€ em compras nos supermercados da insígnia.
No que toca a supermercados, o E.Leclerc pode também ter surpreendido por um momento alguns dos utilizadores mais desatentos. A frase da publicação era bem chamativa: “Hoje é tudo de graça!”.
A TAP apostou antes numa publicação em formato vídeo, onde apresentou três afirmações relacionadas com aviões, duas verdadeiras e uma falsa, desafiando os utilizadores a adivinharem qual era a mentira.
Outras marcas optaram por publicações simples e diretas, como no caso da Bertrand que colocou uma imagem simples com a frase “Tenho livros a mais” e “1 de abril / Dia das Mentiras”. A publicação recolheu 465 reações, 22 comentários e 99 partilhas no Facebook, à data em que este texto foi escrito.
De uma forma mais institucional, também as forças de segurança aproveitaram o dia das mentiras para interagir com os seus seguidores e alertar para alguns problemas de segurança. A PSP chamou a atenção para as burlas e a necessidade de denúncia destes casos (mesmo que se tratem apenas de tentativas): “No Dia das Mentiras, não te esqueças da maior de todas, as Burlas!”.
Já a GNR, por sua vez, aproveitou o dia para alertar sobre as chamadas indevidas para os números de emergência. “A sua mentira pode colocar em espera muitas outras verdades”, lembra a Guarda Nacional Republicana.
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