CEO da TAP reuniu com PS antes de ir ao Parlamento explicar saída de Alexandra Reis

  • Ana Petronilho
  • 4 Abril 2023

Gestora confirmou que a 17 de janeiro de 2023, um dia antes da ida ao Parlamento para explicar a saída de Alexandra Reis, reuniu com "assessores, adjuntos e chefes de gabinete" do ministério.

A CEO da TAP teve uma reunião com o PS e com membros do gabinete do Ministério das Infraestruturas, na véspera da sua audição no Parlamento para explicar a saída de Alexandra Reis da companhia.

Audição da Eng.ª Christine Ourmières-Widener, na qualidade de CEO da TAP, na Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP - 04ABE23
Audição da Eng.ª Christine Ourmières-Widener, na qualidade de CEO da TAP, na Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAPHugo Amaral/ECO

Em resposta ao deputado Bernardo Blanco do Iniciativa Liberal, durante a comissão de inquérito à TAP, Christine Ourmières-Widener confirmou que a 17 de janeiro de 2023, um dia antes da ida ao Parlamento, esteve reunida membros do partido e com “assessores, adjuntos e chefes de gabinete” do Ministério das Infraestruturas. O encontro partiu da iniciativa, e foi liderado, da tutela que fez uma “recomendação” à CEO para que se realizasse a reunião.

Em resposta ao deputado Paulo Moniz, a presidente da comissão executiva identificou o deputado Carlos Pereira – que tem assento na comissão de inquérito por parte do PS – como tendo sido um dos socialistas que esteve presente na reunião. Além do deputado socialista estiveram na reunião João Brilhante (especialista em aviação), Frederico Pinheiro (assessor das Infraestruturas), Cátia Rosas (vereadora da CML), João Carlos Bezerra da Silva (chefe do Gabinete da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares), Maria Eugénia Correia Cabaço (chefe de gabinete do ministro das Infraestruturas), Daria Shumskaya (assessora do Ministério dos Assuntos Parlamentares), Marco Rebelo (advisor do Ministério das Infraestruturas) e Ana Filipa Ferreira (adjunta da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares).

Durante a reunião, a gestora conta que lhe fizeram “perguntas” às quais respondeu, negando qualquer combinação prévia para as questões que iriam ser colocadas no dia seguinte. Questionada pela ética desta reunião a gestora diz apenas que “foi uma reunião e não fiz juízos de valor”.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO da TAP reuniu com PS antes de ir ao Parlamento explicar saída de Alexandra Reis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião