Cabaz alimentar seguido pela ASAE aumentou 30% em 15 meses

  • ECO
  • 14 Abril 2023

Inspetor-geral da ASAE rejeita que a autoridade esteja a ser instrumentalizada pelo Governo e revela que foram fiscalizados 1.300 operadores e levantados 100 processos-crime.

O preço de um cabaz de 27 produtos alimentares de primeira necessidade, que tem sido seguido pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), aumentou 30% nos últimos 15 meses. O inspetor-geral Pedro Portugal Gaspar revela que desde setembro já foram fiscalizados 1.300 operadores e levantados 100 processos-crime.

Quando começámos, o cabaz custava 74 euros. Em março deste ano já tinha ultrapassado os 100 euros“, revela o responsável, em entrevista ao Jornal Económico. Neste período não houve esgotamento de stocks nem se registaram açambarcamentos.

Pedro Portugal Gaspar também se compromete em fiscalizar o cumprimento da isenção do IVA para um conjunto de 46 produtos durante seis meses, embora assuma que alguns dos preços possam não baixar: “pode haver na mesma pequenos aumentos ou acertos, porque pode haver custos de produção que o justifiquem”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cabaz alimentar seguido pela ASAE aumentou 30% em 15 meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião