BRANDS' ECO INEGI e líderes da indústria debatem transição energética

  • BRANDS' ECO
  • 2 Maio 2023

Secretária de Estado da Energia e Clima, Responsável da Direção Geral de Energia da Comissão Europeia e Administrador da REN Portgás são algumas das personalidades que vão marcar presença.

“Transição Energética: Acelerar para Competir?” – é este o tema da IN Conference INEGI 2023, que junta líderes e executivos da indústria a especialistas nacionais e internacionais, dia 19 de maio, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. A promoção do evento é do INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial.

A conferência vai reunir empresários, quadros técnicos e gestores de empresas do tecido industrial português. Pretende-se debater a temática, cobrindo toda a cadeia de valor da energia, dos produtores à indústria, enquanto setor consumidor e facilitador, indo ao encontro das oportunidades emergentes para a competitividade das empresas portuguesas.

Como afirma o presidente do Conselho de Administração do INEGI, Alcibíades Paulo Guedes, “o setor energético e a indústria têm pela frente grandes mudanças, que devem ser encaradas como uma oportunidade de inovar e de levar o negócio para o futuro. Este evento é uma oportunidade para discutir estratégias e soluções que possam acelerar esta transição energética em Portugal e tornar as empresas mais competitivas no mercado internacional.”

Especialistas nacionais e internacionais vão subir ao palco

O programa está estruturado em quatro momentos principais, que incluem a intervenção de dois keynotes e duas mesas redondas.

O primeiro orador keynote a subir ao palco é Victor Baptista, Administrador da REN Portgás Distribuição, para falar sobre o futuro do sistema energético em Portugal. Victor Baptista acompanhou a evolução do setor energético em Portugal durante toda a sua vida profissional, tendo integrado os quadros da REN em 1996.

Também como oradora keynote, Paula Pinho, responsável pela transição justa, consumidores, inovação e eficiência na Direção Geral de Energia da Comissão Europeia, vai explorar a temática do ponto de vista europeu, nomeadamente as iniciativas REPowerEU e Green Deal. Desde 2015 que Paula Pinho ajuda a pensar a transição para a descarbonização, tendo vasto conhecimento sobre as políticas energéticas da União Europeia.

IN Conference INEGI 2021

A IN Conference INEGI 2023 terá, também, duas mesas redondas. A primeira, moderada por Jorge Vasconcelos, presidente da NEWES, vai abordar a adaptação ao novo paradigma da oferta e da procura e contará com a participação de Fernando Keuchen, Diretor da Siderurgia Nacional da Maia; José Passinhas, CEO da Lactogal; Sandro Conceição, diretor da CIMPOR; e Sofia Pinto Barbosa, Head of Regulation na GreenVolt.

Por sua vez, na segunda mesa redonda, moderada por Carlos Moreira da Silva, CEO da Teak Capital e ex-presidente da BA GLASS, vão estar presentes Adelino Costa Matos, CEO da WAM Investments; Jónio Reis, Vice Presidente para a Unidade de Negócios de Águas Residenciais da BOSCH Termotecnologia; Martin Kaasgaard, Diretor do Vestas Technology Centre Porto; e Nuno Lago de Carvalho, CCO da CaetanoBus e Administrador da Caetano UK, para debater o papel das tecnologias para a transição energética.

Também estará presente Ana Fontoura Gouveia, Secretária de Estado da Energia e Clima, na sessão de abertura.

O evento tem como patrocinadores a SmartEnergy, Portgás, BA Glass e Finerge e as inscrições estão disponíveis nesta página dedicada ao evento, até ao dia 12 de maio.

A IN Conference é uma conferência organizada bienalmente pelo INEGI sob o lema Inspiring Industry Innovation, com o intuito de trazer a debate questões determinantes para o tecido industrial português, em matéria de inovação de base tecnológica e de competitividade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

INEGI e líderes da indústria debatem transição energética

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião