Lucros da Galp disparam 62% para 250 milhões no primeiro trimestre
O resultado líquido da Galp registou um aumento de 62% face ao primeiro trimestre de 2022. Petrolífera destaca impulso do segmento industrial, com uma subida da margem de refinação.
A Galp Energia lucrou 250 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023, valor que fica 62% acima dos 155 milhões verificados no mesmo período do ano passado, segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta sexta-feira. O EBITDA da Galp, ou seja, os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, atingiu os 864 milhões, quase em linha com o período homólogo (-1%).
Este resultado é impulsionado por “um forte desempenho operacional, nomeadamente no Industrial & Midstream e atividades comerciais”, salienta a petrolífera. O segmento industrial inclui a refinação, sendo que a margem da Galp se fixou nos 14,3 dólares por barril, acima dos 4,8 dólares registados no mesmo período do ano passado e também mais alta do que a do quarto trimestre de 2022, de 13,5 dólares.
Já o segmento Midstream diz respeito ao trading de produtos petrolíferos, de gás natural e eletricidade, com a Galp a salientar que o “forte desempenho das atividades intermediárias beneficiou de maior flexibilidade devido a contratos pré-vendidos e pré-hedged limitados, apesar da redução nos volumes e preços mais baixos do gás natural europeu”.
Quanto à área comercial, o EBITDA ajustado foi de 71 milhões de euros, acima do período homólogo, “suportado por uma recuperação global nos volumes de petróleo, nomeadamente no segmento da aviação B2B, que já se encontra próximo dos níveis pré-pandemia”.
Apesar do aumento dos lucros, o resultado líquido inclui o efeito negativo dos impostos, com a Galp a destacar o pagamento de 14 milhões relativos à taxa brasileira temporária sobre as exportações de petróleo e também a windfall tax ibérica de 46 milhões. É de notar ainda que a dívida líquida diminuiu 214 milhões durante o trimestre.
No que diz respeito às perspetivas futuras, a Galp mantém as previsões, nomeadamente tendo como pressupostos o preço do barril Brent nos 85 dólares e uma margem de nove dólares.
(Notícia atualizada pela última vez às 8h00)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucros da Galp disparam 62% para 250 milhões no primeiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}