BRANDS' ECO Descarbonização da construção em debate no Porto

  • BRANDS' ECO
  • 12 Maio 2023

O próximo Ciclo de Conversas acontece já no dia 18 de maio, às 18 horas, no Porto Innovation Hub. Esta é a terceira de 10 conferências, organizadas pela Câmara do Porto, sobre neutralidade carbónica.

A terceira conferência do “Ciclo de Conversas – Rumo à Neutralidade Carbónica 2030” irá decorrer na próxima quinta-feira, dia 18 de maio, pelas 18 horas, no Porto Innovation Hub.

Esta iniciativa decorre no âmbito do Pacto do Porto para o Clima e pretende incentivar a implementação de projetos com vista a que o Porto consiga alcançar a neutralidade carbónica já em 2030.

“Descarbonização da Construção” é o tema da próxima sessão, moderada por Bento Aires, presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, na qual será abordado o peso do setor dos edifícios nas emissões de gases com efeito de estufa (responsável por 40% das emissões), considerando as diferentes etapas da sua vida: construção, manutenção, funcionamento e demolição.

Na cidade do Porto, cerca de 50% das emissões de carbono são provenientes do setor dos edifícios, o que inclui o setor residencial e o dos serviços. A descarbonização da construção pode, assim, constituir-se um eixo fundamental para combater as alterações climáticas, tornando-se essencial repensar a forma de trabalho do setor com enormes desafios para os arquitetos, engenheiros, designers e todos os demais envolvidos em toda a cadeia de valor da construção dos edifícios.

A implementação de políticas que promovam a circularidade dos materiais, uma maior reutilização de resíduos de construção e demolição, a escolha de diferentes materiais de construção, a promoção da sustentabilidade desde a conceção, o incentivo a práticas de maior sustentabilidade na construção, a certificação de edifícios com exigentes normas ambientais ou, ainda, uma melhor integração das construções no meio envolvente, são alguns dos tópicos que também serão abordados nesta sessão.

Para debater estes e outros temas, a terceira conferência do Ciclo de Conversas contará com a presença de Francisco Rocha Antunes, Diretor de Desenvolvimento da + urbano; José Gomes Mendes, Diretor Executivo da Fundação Casais; e Humberto Varum, Professor Catedrático da FEUP.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas aos lugares disponíveis. Os interessados podem efetuar reserva aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descarbonização da construção em debate no Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião