Comissária europeia para Inovação sai para liderar governo búlgaro
Mariya Gabriel apresenta demissão após ser convidada para formar governo na Bulgária como primeira-ministra. Pastas da comissária passam para Margrethe Vestager e Margaritis Schinas.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, aceitou esta segunda-feira a demissão da comissária europeia para Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel. Em causa está a nomeação da comissária para primeira-ministra da Bulgária.
“A Comissária Mariya Gabriel informou-me que hoje será apresentada ao Presidente da República da Bulgária para receber o mandato institucional para formar governo”, referiu Ursula von der Leyen em comunicado divulgado pela Comissão Europeia.
Numa mensagem de agradecimento pelo seu serviço enquanto comissária, von der Leyen destacou o serviço de Mariya Gabriel nos últimos três anos e meio, em particular pela “excelente implementação” do programa de inovação “Horizonte Europa”.
Adicionalmente, a presidente da Comissão Europeia agradeceu também o trabalho da comissária no impulso à inovação e startups através do Conselho Europeu de Inovação, bem como pelo seu empenho na iniciativa Ano Europeu da Juventude.
O portfólio de Mariya Gabriel passa agora para a supervisão da vice-presidente executiva Margrethe Vestager e da vice-presidente Margaritis Schinas. Enquanto Vestager será responsável pelas pastas de inovação e investigação, Schinas será responsável pelas pastas da educação, cultura e juventude.
A nomeação de Mariya Gabriel surge após o antigo primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borissov, anunciar na passada quarta-feira que o seu partido iria nomear a comissária como nova primeira-ministra. Mariya Gabriel ruma à Bulgária após o país contabilizar cinco eleições consecutivas que falharam em garantir um vencedor por maioria, avança o Politico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissária europeia para Inovação sai para liderar governo búlgaro
{{ noCommentsLabel }}