Autoeuropa volta a exportar carros pelo Porto de Leixões

A exportação dos veículos será feita com um navio de carga do tipo Ro-Ro [para entrada e saída de veículos pelos próprios meios] movido a GNL. Será a terceira operação do género neste ano.

O Porto de Leixões vai voltar a exportar carros produzidos pela Autoeuropa. A infraestrutura gerida pela APDL vai embarcar cerca de 2.000 automóveis nos próximos dias, com destino a Emden, na Alemanha. Será a terceira operação do género neste ano.

A exportação dos veículos será feita com um navio de carga do tipo Ro-Ro [para entrada e saída de veículos pelos próprios meios] movido a gás natural liquefeito. A opção pelo GNL “redução das emissões de dióxido de carbono do navio em até 25%, as emissões de óxido de azoto em até 30%, as partículas em até 60% e as emissões de óxido de enxofre em até 100%”, refere a APDL em comunicado, citando o armador.

Depois de um interregno de mais de quatro anos, o Porto de Leixões está a ajudar a escoar os veículos produzidos na Autoeuropa, evitando o congestionamento dos parques de espera de carros junto ao Porto de Setúbal, o mais próximo da fábrica de Palmela do grupo Volkswagen. Os carros são transportados por comboio, da fábrica até ao Porto de Leixões, uma vez por dia, cinco dias por semana. Depois, acumulam-se veículos suficientes para preencher a capacidade do cargueiro.

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