Cozinhar uma pizza italiana continua mais caro do que comprar uma pizza já feita

Para os italianos, fica mais em conta comprar uma pizza já feita do que optar por cozinhar uma pizza em casa. Custo de uma pizza Margherita caseira aumentou 19% em abril.

Uma pizza caseira continua a ser a opção mais cara para os italianos, em comparação com uma já feitaAurélien Lemasson-Théobald via Unsplash

Em Itália, o custo de cozinhar uma pizza Margherita voltou a subir em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado, ainda que as subidas dos preços da energia e do tomate estejam a aliviar, avança a Bloomberg. Optar por uma piza já feita fica mais em conta do que pôr as mãos na massa.

Entre o custo dos ingredientes e o da energia usada para alimentar um forno elétrico de cozinha, fazer uma pizza em casa era 19% mais caro em abril, em comparação com o mês homólogo, embora represente uma desaceleração face a março, segundo os cálculos da Bloomberg com base em dados oficiais. Para comparação, a taxa de inflação homóloga italiana em abril foi de 8,7%.

Em contrapartida, o preço de uma pizza já feita era 7,6% mais alto este ano, pelo que esta opção de compra é menos dispendiosa para os italianos, em comparação com uma pizza caseira, refere a agência. Significa que nem a queda do preço da energia no último mês, de 11,3%, conseguiu fazer com que a confeção de uma pizza caseira passasse a ser a opção mais barata.

Para chegar a estas conclusões, a Bloomberg analisou os preços dos ingredientes usados na preparação desta iguaria tradicional italiana, nomeadamente farinha, tomate, mozarela e azeite, e ainda o consumo de eletricidade necessário para cozinhar uma pizza num forno elétrico doméstico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cozinhar uma pizza italiana continua mais caro do que comprar uma pizza já feita

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião