Fidelidade avalia levar Luz Saúde para a bolsa

  • ECO
  • 19 Maio 2023

Se IPO avançar, a seguradora do grupo Fosun pretende colocar uma posição minoritária da Luz Saúde no mercado. Procura uma avaliação superior a mil milhões para o grupo de saúde.

A Fidelidade está a estudar uma oferta pública inicial (IPO) da Luz Saúde, avança a agência Reuters. A seguradora detida pela Fosun espera obter uma avaliação de mais de mil milhões de euros para o grupo de saúde que gere cerca de 30 hospitais e clínicas em Portugal.

Citando fontes próximas do assunto, a Reuters adianta que a Fidelidade pretenderá colocar no mercado uma posição minoritária (menos de 50%) e deverá nomear os bancos de investimento para montar a operação após propostas recentes. As discussões estão em curso e ainda nenhuma decisão foi tomada, pelo que a transação poderá nem chegar a concretizar-se. Contactada, a Fidelidade não quis comentar.

A Luz Saúde registou receitas de quase 600 milhões de euros em 2022, uma subida de 10,6% em relação ao ano anterior. O lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (EBITDA) cresceu 26,9% para 82 milhões.

Um IPO marcaria o regresso da Luz Saúde à bolsa, depois de ter deixado a Euronext Lisbon em 2018.

(Notícia atualizada às 16h03)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidelidade avalia levar Luz Saúde para a bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião