Presidente da República cancela conferência de imprensa que tinha agendado para as 14h

  • ECO
  • 19 Maio 2023

Sob o pretexto de que isso iria atrasá-lo para a reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional, Marcelo Rebelo de Sousa cancelou a conferência de imprensa que tinha marcado para o início da tarde.

O Presidente da República tinha informado esta manhã que iria prestar declarações aos jornalistas pelas 14h00 desta sexta-feira. Fonte de Belém tinha dito ao ECO que não se tratava de uma declaração ao país nem de uma conferência de imprensa formal, mas que Marcelo Rebelo de Sousa estaria disponível para falar.

No entanto, a cerca de 45 minutos da hora prevista, o chefe de Estado resolveu cancelar esse momento da agenda. Segundo o Expresso, sob o pretexto de que Marcelo estaria já atrasado para a reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional, marcada para as 14h30.

Para a tarde desta sexta-feira está, porém, previsto o encontro semanal entre o Presidente da República e o primeiro-ministro, que normalmente acontece às quintas-feiras.

Essa declaração era aguardada com expectativa, já que surgia no rescaldo da audição do ministro das Infraestruturas, João Galamba, na comissão de inquérito à TAP. No mês passado, a manutenção de Galamba no Governo pelo primeiro-ministro, após o ministro ter pedido a demissão, gerou um conflito institucional entre Belém e São Bento: Marcelo Rebelo de Sousa queria que Galamba fosse demitido.

Ainda na quinta-feira, veio recordar disso mesmo, ao dizer que “é uma ilusão achar que se pode ser importante sem pagar um preço”. Quem acabou por falar mesmo foi Luís Montenegro, presidente do PSD, acerca das recentes audições no Parlamento. O líder do maior partido da oposição pediu a demissão da secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Graça Mira Gomes, e insistiu na saída de João Galamba do Executivo.

(Notícia atualizada às 13h20 com o cancelamento das declarações à imprensa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente da República cancela conferência de imprensa que tinha agendado para as 14h

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião