BRANDS' ECO 3ª sessão do Ciclo de Conversas no Porto debate Descarbonização da construção

  • BRANDS' ECO
  • 23 Maio 2023

A terceira sessão do Ciclo de Conversas, lançado pelo Município do Porto, aconteceu na passada quinta-feira, dia 18 de maio, e abordou o tema “Descarbonização da Construção”.

O Porto Innovation Hub recebeu, na passada quinta-feira, dia 18 de maio, o terceiro momento do Ciclo de Conversas promovido pela Câmara Municipal do Porto, no âmbito do Pacto do Porto para o Clima.

Esta foi a terceira de um ciclo de dez conferências, que teve como tema do debate a “Descarbonização da Construção”. A discussão desta terceira conversa centrou-se, por isso, no peso do setor dos edifícios nas emissões de gases com efeito de estufa (responsável por 40% das emissões), considerando as diferentes etapas da sua vida: construção, manutenção, funcionamento e demolição.

A implementação de políticas que promovam a circularidade dos materiais, uma maior reutilização de resíduos de construção e demolição, a escolha de diferentes materiais de construção, a promoção da sustentabilidade desde a conceção, o incentivo a práticas de maior sustentabilidade na construção, a certificação de edifícios com exigentes normas ambientais ou, ainda, uma melhor integração das construções no meio envolvente, foram alguns dos temas em debate nesta sessão do Ciclo de Conversas.

O debate, moderado por Bento Aires, Presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, contou com a participação de Francisco Rocha Antunes, Diretor de Desenvolvimento da + urbano; José Gomes Mendes, Diretor Executivo da Fundação Casais; e Humberto Varum, Professor Catedrático da FEUP.

Pode assistir a toda a conferência no vídeo abaixo:

Pode, ainda, ouvir a conferência em podcast, aqui:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

3ª sessão do Ciclo de Conversas no Porto debate Descarbonização da construção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião