Podcast “O Mistério das Finanças” está de volta

  • ECO
  • 24 Maio 2023

Os jornalistas Pedro Santos Guerreiro e António Costa regressam com O Mistério das Finanças, todas as semanas à sexta-feira.

O podcast “O Mistério das Finanças” está de regresso, com Pedro Santos Guerreiro, diretor executivo da CNN Portugal, e António Costa, diretor do ECO, para analisar a semana, os principais protagonistas, as decisões económicas, políticas e empresariais, em Portugal e no mundo. Para analisar o que se vê e especialmente o que está por detrás da história, as suas contradições, paradoxos e… mistérios.

Muita coisa mudou desde o dia 10 de dezembro de 2021, data do último episódio, o #40, d’O Mistério das Finanças. Nessa altura, o “senhor troika” voltou a Portugal e avisou para os riscos de necessidade de… novas troikas? “Países do sul da Europa podem estar a caminho de uma nova crise de dívida”, afirmava Poul Thomsen, que liderou a troika no princípio da intervenção externa, a partir de 2011. Thomsen era visto em Portugal como um “lobo mau”, um lobo mau de olhos azuis. Entretanto, muita coisa mudou.

O PS ganhou as eleições legislativas com maioria absoluta, António Costa reforçou o seu poder e levou Fernando Medina para as Finanças, mas isso não impediu a sucessão de trapalhadas do Governo ao longo de todo o ano de 2022 e neste início de 2023, que levou a uma crise política e a um confronto com o Presidente da República. Em fevereiro de 2022, e depois de uma pandemia, chegou uma guerra na Europa, a invasão da Ucrânia, que ainda continua, um choque energético que deu origem a um choque inflacionista e à subida dos juros dos principais bancos centrais do mundo, e por cá, as famílias perderam rendimento, o desemprego está a aumentar e a pobreza também. E nem com o PRR isto parece ter solução. Mas o Estado ganhou muito, em impostos. Mas o que está mesmo a dominar o debate político é a TAP, com uma comissão parlamentar de inquérito e demissões.

Vamos ter mistérios, a boa e a má moeda e um mistério sombra todas as semanas, com um convidado surpresa.

Todas as semanas, os jornalistas Pedro Santos Guerreiro e António Costa olham para lá do espelho do imediatismo e propõem decifrar dilemas e abrir novas perguntas. E os novos episódios d’ “O Mistério das Finanças” estarão disponíveis no site do ECO e nas plataformas habituais de podcasts, como a Apple Podcast e o Spotify. E pode ouvir aqui, em Soundcloud.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Podcast “O Mistério das Finanças” está de volta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião