Há 255 mil pessoas com um segundo emprego em Portugal, o valor mais alto desde 2011

  • ECO
  • 29 Maio 2023

Entre janeiro e março, 255 mil pessoas tinham, pelo menos, dois empregos, o que representa um valor máximo desde 2011. Destes, perto de 90% faziam-no no setor dos serviços.

No primeiro trimestre deste ano, 255 mil pessoas tinham, pelo menos, dois empregos, o que representa um aumento de 4,5% face ao final de 2022, de acordo com os dados mais recentes do inquérito ao emprego do Instituto Nacional de Estatística (INE). É o valor mais alto desde 2011, escreve o Jornal de Negócios (acesso pago).

Das 255 mil pessoas que no primeiro trimestre acumulavam, pelo menos, dois empregos, quase 230 mil faziam-no no setor dos serviços, isto é, 90% do total. E, destes, 210 mil tinham como atividade principal precisamente este setor, enquanto oito mil tinham o setor da indústria como atividade principal e pouco mais de sete mil tinham o primeiro emprego na agricultura.

Contas feitas, estas 255 mil pessoas, que no inquérito do INE responderam ter mais do que uma atividade profissional, representam 5,2% da população empregada no país. De sublinhar que o setor dos serviços, com elevado peso na restauração e no alojamento, foi dos mais penalizados com a pandemia, na sequência dos confinamentos. Além disso, são tendencialmente empregos mais precários e por isso mais expostos a variações súbitas da atividade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 255 mil pessoas com um segundo emprego em Portugal, o valor mais alto desde 2011

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião