BRANDS' ECO Como o hidrogénio verde está a expandir-se a nível global

  • BRAND'S CAPITAL VERDE
  • 30 Maio 2023

A expansão do hidrogénio verde está a acontecer a nível global, mas é na Europa que se anunciam mais investimentos.

Os projetos de hidrogénio verde estão a proliferar a nível global. Entre maio de 2022 e janeiro de 2023 registaram um crescimento de 35%. Destes projetos, 9% chegou à fase de decisão final de investimento, o que representa um aumento de 30% em relação aos níveis registados desde maio de 2022.

Estas são apenas algumas das conclusões de uma análise publicada pelo Hydrogen Council, uma iniciativa liderada pelos CEO de 150 empresas de toda a cadeia de valor do hidrogénio, em colaboração com a McKinsey&Company.

O relatório acompanha o desenvolvimento de 1040 projetos em todo o mundo que representam 320 mil milhões de dólares de investimento direto até 2030. Metade dos projetos centra-se em aplicações industriais de grande escala, com o segundo maior segmento, na ordem dos 20 por cento, associado à mobilidade.

A tendência de crescimento de projetos de hidrogénio verde é global, mas é a Europa que está a anunciar mais investimentos. Já a América do Norte vai à frente no montante alocado a estes projetos, que atinge os 10 mil milhões de dólares. Seguem-se a Europa com sete mil milhões de dólares e a China com cinco mil milhões de dólares.

Pedro Amaral Jorge, CEO da APREN

Nem a crise de matérias-primas, a inflação, as altas taxas de juro ou o atraso nos processos de licenciamento fazem abrandar o entusiasmo nesta tecnologia, crucial para operar a transição energética. Importa, contudo, evitar estrangulamentos nas infraestruturas e permitir instalações para utilizadores finais preparadas para o hidrogénio.

Apesar do progresso já registado, é preciso ir ainda mais além para alcançar as metas definidas. Até 2030 será necessário aumentar vinte vezes o investimento para atingir os objetivos de descarbonização, segundo o relatório.

O hidrogénio verde tem um papel fundamental a desempenhar na prossecução dos objetivos globais de descarbonização e na luta contra as alterações climáticas. Contribui para diversificar as fontes de energia, promover a inovação empresarial e tecnológica, como motor de crescimento económico a longo prazo, e a descarbonizar setores industriais e os transportes onde não é possível a eletrificação direta. Deve ser por isso encarado como uma das prioridades nacionais.

Pedro Amaral Jorge, CEO da APREN

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como o hidrogénio verde está a expandir-se a nível global

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião