Standard & Poor’s melhora “outlook” da Fosun para estável

  • ECO
  • 30 Maio 2023

A pressão sobre a liquidez de curto prazo do grupo chinês que controla a Fidelidade e a Luz saúde foi aliviada e a dívida total baixou 20% para 12,4 mil milhões de euros.

A S&P Global Ratings elevou a classificação de crédito de emissor de longo prazo e garantiu a classificação de notas seniores sem garantia da Fosun, elevando a perspetiva de negativa para estável. “Com esforços contínuos para otimizar o capital e a base de ativos, a pressão de liquidez de curto prazo foi aliviada”, refere o grupo baseado na China.

No final de março de 2023, a Fosun tinha reduzido a dívida da holding em cerca de 24 mil milhões yuans para um total de 93 mil milhões de yuans (12,4 mil milhões de euros). No mesmo período, a participação dos empréstimos bancários na dívida da holding da Fosun aumentou e a proporção de dívidas a vencer nos próximos 12 meses caiu significativamente.

Segundo um comunicado da Fosun, os bancos chineses e estrangeiros estão a reconhecer as ações de gestão de dívida da Fosun, de que fazem parte a venda de ativos não essenciais e entradas de caixa. O apoio financeiro significativo dos bancos também ajudará a Fosun a reduzir a sua dependência do financiamento do mercado público e a apoiar a gestão de liquidez subsequente e o desenvolvimento sustentável dos negócios, conclui a empresa.

A Fosun está presente em Portugal detendo quase 85% do capital da seguradora Fidelidade, com a CGD a deter o restante. Por seu lado, a seguradora participa da REN com 5,4% do capital e detém quase 100% da Luz Saúde, participação que vai colocar parcialmente em bolsa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Standard & Poor’s melhora “outlook” da Fosun para estável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião