JP Morgan prevê aceleração do PIB espanhol se Feijóo ganhar as eleições

Banco de investimento considera que um governo do PP "poderia afetar especialmente o investimento empresarial, que definhou desde que Pedro Sánchez assumiu o poder em meados de 2018″.

O JP Morgan já reagiu à probabilidade de Alberto Núñez Feijóo, líder do Partido Popular (PP), ganhar as eleições em Espanha, que foram antecipadas depois da derrota socialista nas municipais e autónomas realizadas no domingo. O banco de investimento prevê que uma vitória de Feijóo e do PP resultaria numa aceleração do PIB e no aumento do investimento, algo que ficou aquém das expectativas durante o mandato do atual presidente, Pedro Sánchez.

Numa análise da autoria Marco Protopapa, divulgada esta quinta-feira pelo jornal El Expansion, o banco considera que um governo liderado pelos conservadores “poderia afetar especialmente o investimento empresarial, que definhou desde que Pedro Sánchez assumiu o poder em meados de 2018″.

Os comentários do analista surgem na sequência da decisão surpresa de Sánchez de convocar eleições antecipadas para 23 de julho, após uma forte derrota socialista nas eleições regionais e locais de 28 de maio. O cenário de base do JP Morgan é que o PP governe com o apoio externo do Vox, embora Protopapa não exclua uma coligação entre os dois partidos como último recurso.

Entretanto, Alberto Núñez Feijóo já deixou um conjunto de promessas aos eleitores. Além de garantir que devolverá o imposto sobre o património às comunidades autónomas — considerado pelo próprio como “injusto” –, prometeu que irá eliminar os impostos sobre os bancos e as empresas do setor elétrico, ao mesmo tempo que irá conter a dívida pública, que ultrapassa os 1,5 mil milhões de euros. Para o candidato, essa é mesmo “a sua primeira grande preocupação”.

Por outro lado, o candidato da direita tradicional espanhola considera que existe um excesso de cobrança de impostos devido à inflação e que os valores devem ser devolvidos aos bolsos dos cidadãos. “Este objetivo pode ser alcançado através da adoção de várias medidas para atenuar o impacto nas famílias. Entre elas, uma redução extraordinária e temporária do IRS com impacto nos rendimentos médios e baixos, bem como na atividade dos trabalhadores independentes“, detalha o programa eleitoral do partido, cita pelo Cínco Dias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

JP Morgan prevê aceleração do PIB espanhol se Feijóo ganhar as eleições

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião