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Diário da República lança nova app e muda de logótipo

Rafael Ascensão,

O Diário da República também conta com um novo logótipo, o qual "representa a evolução e o compromisso contínuo do Diário da República com todos os cidadãos".

Visando “melhorar a experiência dos utilizadores e contribuir para a literacia jurídica dos cidadãos”, o Diário da República vai implementar, faseadamente, novas soluções digitais.

O objetivo passa assim por facilitar o acesso à legislação nacional a todos os cidadãos e “aproximar o Diário da República do dia-a-dia de todos“. As mudanças incluem o lançamento de uma nova aplicação móvel mais acessível, uma nova imagem, a reformulação da matriz de conteúdos nas redes sociais e o início do redesenho do site do Diário da República.

Com uma nova imagem, conteúdos e áreas temáticas de legislação consolidada, a segunda geração da aplicação Diário da República traz “melhorias significativas na navegação e usabilidade”, refere-se em nota de imprensa. A app foi desenvolvida de forma a “proporcionar uma experiência personalizada a cada utilizador”, pelo que incorpora novas funcionalidades, como a da pesquisa melhorada, que facilita a procura por qualquer ato publicado. A app está disponível para Android e iOS.

Novo é também o logótipo do Diário da República – resultado de um concurso lançado pelo próprio DR à comunidade estudantil – que “representa a evolução e o compromisso contínuo do Diário da República com todos os cidadãos”.

A entrada na segunda fase da vida do Diário da República impunha a apresentação de uma imagem modernizada e à qual se associe de imediato o jornal oficial. O logótipo agora revelado ao público em geral resulta de uma iniciativa recente, que muito nos orgulha, o prémio Diário da República. Na primeira edição, foi lançado o desafio, junto das faculdades e dos jovens licenciados, de renovar o símbolo que representa o jornal oficial”, diz citado em comunicado Bruno Pereira, diretor da Unidade de Publicações Oficiais.

Já sobre o novo endereço do Diário da República – diariodarepublica.pt – onde se excluiu a expressão “Diário da República Eletrónico”, Bruno Pereira considera que esta foi “a evolução natural tendo em conta a prestação de um serviço exclusivamente digital há vários anos”.

Esta nova fase do Diário da República vai também ser pautada por uma expansão da sua presença nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter, plataformas nas quais são publicados conteúdos “que aproximam a letra da lei do dia-a-dia das pessoas, facilitando a compreensão das normas jurídicas”, explica-se em nota de imprensa.

As redes sociais são geridas internamente, com a colaboração da BDC, consultora de comunicação e estratégia de marketing.

Visando proporcionar uma experiência de utilização otimizada, esta “transição do jornal oficial, existente desde abril de 1976, para o domínio exclusivamente digital, exige alterações no modo de navegação online“, sendo que “o compromisso é tornar a plataforma do Diário da República mais intuitiva e amigável”, explica ainda o diretor da Unidade de Publicações Oficiais.

“As novidades agora desvendadas reforçam o compromisso contínuo da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, entidade emissora do Diário da República, em assegurar, com elevada qualidade, a missão de serviço público inerente ao jornal oficial, contribuindo para uma legislação mais acessível e compreensível por todos os cidadãos“, refere-se em nota de imprensa.

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