City e Inter jogam a final da Champions. Diferença de milhões no plantel será decisiva?

Manchester City e Inter de Milão disputam a final da Liga dos Campeões. Os italianos já foram três vezes campeões, os ingleses perseguem título inédito. Diferença de milhões no plantel será decisiva?

Manchester City e Inter de Milão jogam este sábado a final da Liga dos Campeões no estádio Atatürk, em Istambul. Os ingleses perseguem o tão desejado título de campeão europeu na sequência de anos consecutivos de investimento em jogadores de classe mundial. Os italianos procuram o seu quarto troféu e voltar à vitória na competição depois de em 2010 terem batido o Bayern de Munique no estádio Santiago Bernabéu, com José Mourinho aos comandos da equipa.

Inter de Milão x Manchester City: final inédita na Liga dos CampeõesLídia Leão

O Inter vai disputar pela sexta vez o título de campeão europeu e chega este ano à final depois de deixar para trás o FC Porto e Benfica, nos oitavos e quartos-de-final da prova, respetivamente. Para o City esta é a segunda presença na final da Liga dos Campeões depois da derrota no jogo decisivo de 2021 contra o Chelsea, no estádio do Dragão.

Segundo dados do Transfermarkt, plataforma especializada em estatística e valores de mercado de futebol, o Manchester City é a equipa mais valiosa da prova com um valor a rondar os 1051 milhões de euros. O plantel do Inter vale praticamente metade: está avaliado em 534 milhões de euros e é a 12ª equipa mais valiosa das 32 que disputaram este ano a competição.

No plano individual, Erling Haaland domina as atenções tanto a nível financeiro como desportivo. Na época de estreia pelos citizens, o ponta de lança norueguês conta com uns impressionantes 52 golos marcados em 52 jogos. Argumento mais que suficiente para justificar o seu valor de mercado: 170 milhões de euros. Seguem-se Phil Foden (110 milhões de euros), Kevin De Bruyne, Bernardo Silva e Rodri (todos avaliados em 80 milhões de euros) na lista dos jogadores mais caros do Manchester City.

Do lado italiano, o campeão do mundo argentino Lautaro Martínez é o jogador mais cotado, com um valor estimado de 80 milhões de euros, mas um desempenho mais modesto: 28 golos em 56 jogos. De acordo com o Transfermarkt, Nicolò Barella (70 milhões de euros), Milan Skriniar (60 milhões de euros) e Alessandro Bastoni (55 milhões de euros) são os seguintes na lista dos jogadores mais caros do plantel nerazzurri.

Numa final de uma competição como a Liga dos Campeões, é difícil apontar um favorito. Ambos os finalistas partem com a motivação no máximo, recolhendo o mérito de terem alcançado o jogo decisivo da competição. Os ingleses chegam à final de Istambul em “alta rotação” depois de serem campeões na Premier League e conquistarem a Taça de Inglaterra nas últimas semanas. O Inter falhou a revalidação do título na liga italiana, mas conta com anos de experiência nas competições europeias e o peso histórico de ter sido campeão europeu por três vezes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

City e Inter jogam a final da Champions. Diferença de milhões no plantel será decisiva?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião