Democratas americanos apertam subscrição de energia fóssil por seguradoras
Democratas do Comité Orçamental do Senado dos E.U.A. questionam seguradoras, incluindo AIG, Travelers, Chubb, Berkshire Hathaway, Liberty Mutual e Starr sobre projetos de combustíveis minerais.
Democratas do Comité Orçamental do Senado dos EUA iniciaram uma investigação a seguradoras líderes, incluindo a American International Group (AIG), e a Travelers, questionando o seu apoio a novos projetos de combustíveis fósseis.
“Ao subscreverem e investirem em projetos de combustíveis fósseis novos e expandidos, as seguradoras dos E.U.A. estão a ajudar as grandes petrolíferas a aproximarem-nos dos piores cenários de desastres climáticos”, afirmou o presidente do comité, o senador Sheldon Whitehouse.
Além da AIG e da Travelers, a Chubb, a Berkshire Hathaway, a Liberty Mutual Insurance, a Starr Insurance e a State Farm também estão sob investigação do comité.
Algumas seguradoras também começaram a reduzir a cobertura em áreas propensas a riscos climáticos, como incêndios florestais, citando o aumento dos custos de indemnizações. No final do mês passado, a State Farm anunciou que deixaria de vender novas apólices de seguro a proprietários de casas em áreas propensas a incêndios na Califórnia.
Até ao momento, as empresas não responderam aos pedidos de comentário da agência Reuters.
As seguradoras também foram questionadas se possuem políticas claras para obter o consentimento das comunidades indígenas antes de subscrever ou investir em projetos que afetem desproporcionalmente esses grupos.
Para além do senador Whitehouse, os senadores Ron Wyden e Bernie Sanders fazem parte do grupo que lançou a investigação.
As empresas foram solicitadas a fornecer informações até 16 de junho e documentos de apoio até 23 de junho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Democratas americanos apertam subscrição de energia fóssil por seguradoras
{{ noCommentsLabel }}