A última semana da comissão de inquérito à TAP em frases

  • Lusa
  • 16 Junho 2023

Hugo Mendes, Pedro Nuno Santos e Fernando Medina fecharam a última semana da comissão parlamentar de inquérito à TAP. Leia aqui as principais frases das audições.

As audições do ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes, do ex-ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e do ministro das Finanças, Fernando Medina, encerraram os cinco meses de trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à tutela da gestão política da TAP.

Leia abaixo as principais frases das últimas audições:

“Penalizo-me pelo comentário que partilhei com ex-CEO sobre o senhor Presidente da República, embora quisesse tão só sinalizar junto de alguém com quem tinha uma relação profissional de confiança o apoio que o senhor Presidente da República deu à difícil decisão de resgatar a TAP.”

Hugo Mendes, ex-secretário de Estado das Infraestruturas, a propósito de um email sobre a alteração da data de um voo de Marcelo Rebelo de Sousa 14-06-2023

“[A indemnização de] 500.000 euros pareceu-me passível de ser aceite, não apenas por ser recomendado pela CEO, mas porque era um terço do valor inicial [proposto por Alexandra Reis].”

Hugo Mendes, sobre a indemnização a Alexandra Reis 14-06-2023

“Se eu fui membro do Governo foi porque o líder do Governo aceitou e, já agora, o Presidente da República também.”

Hugo Mendes, sobre as afirmações de António Costa, em 10 de abril, que considerou gravíssimo o email que Hugo Mendes enviou à presidente executiva da TAP sobre a alteração de um voo do Presidente da República, acrescentando que teria obrigado à sua demissão na hora 14-06-2023

“A indemnização a Alexandra Reis é menos de 1% do trabalho que tivemos na TAP, é menos de 0,1% do trabalho que tivemos no ministério, mas foi um processo que objetivamente correu mal.”

Pedro Nuno Santos, ex-ministro das Infraestruturas, sobre a indemnização a Alexandra Reis 15-06-2023

“Estávamos na época natalícia, aquilo ganhou uma centralidade enorme e era para nós claro e para a minha equipa que não nos podíamos arrastar no Governo, por nos próprios e pelo Governo. Foi uma decisão muito difícil para quem faz política há muitos anos e para quem estava no Governo há muitos anos”

Pedro Nuno Santos, sobre a sua demissão 15-06-2023

“Há verdades – e eu sei disso – há verdades que são mais inverosímeis que a mentira, mas eu não vou passar a mentir só porque a mentira parece mais credível que a verdade, as coisas são como são.”

Pedro Nuno Santos 15-06-2023

“A engenheira Alexandra Reis era um quadro da TAP competentíssimo, altamente competente, inteligente, trabalhadora, lamento muito isto que lhe aconteceu e espero que consiga refazer-se rapidamente, porque será útil a quem quiser trabalhar com ela.”

Pedro Nuno Santos 15-06-2023

“Eu tinha e tenho uma boa relação com o primeiro-ministro. Vou sempre vendo muitas leituras (…) Nunca senti falta de solidariedade do primeiro-ministro.”

Pedro Nuno Santos 15-06-2023

“Obviamente que tive a convicção que se tratava de um valor particularmente significativo.”

Fernando Medina, ministro das Finanças, sobre a indemnização de 500 mil euros a Alexandra Reis 16-06-2023

“Tenho a convicção profunda de que todos os envolvidos no processo agiram na convicção de que o estavam a fazer no cumprimento da lei. Infelizmente, não estavam e o relatório da IGF mostrou de forma clara que não estavam e que a lei não tinha sido cumprida e que aquela forma não podia ter sido utilizada.”

Fernando Medina 16-06-2023

“Muito haveria para dizer, e gostaria de dizer, mas rejeito em absoluto a utilização do SIS pela República é falso, falso, falso. Foi desmentido por todas as pessoas que tiveram participação.”

Fernando Medina 16-06-2023

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A última semana da comissão de inquérito à TAP em frases

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião