Confiança dos consumidores americanos dispara para máximos de 4 meses

Os dados divulgados pela Universidade de Michigan mostram uma subida de 8% do nível de confiança dos consumidores norte-americanos para o valor mais elevado desde fevereiro.

Os dados mais recentes da economia norte-americana, nomeadamente no que se refere ao abrandamento da inflação, refletiram-se numa subida assinalável da confiança dos consumidores norte-americanos em junho.

Segundo dados divulgados esta sexta-feira pela Universidade de Michigan, o sentimento dos consumidores norte-americanos (medido pelo índice de Michigan) subiu 8% em junho, para o valor mais elevado dos últimos quatro meses.

Índice de Michigan

De acordo com Joanne Hsu, coordenadora pelos inquéritos aos consumidores que servem de base ao cálculo do índice de Michigan, esta dinâmica “reflete um maior otimismo à medida que a inflação abrandou e os decisores políticos resolviam a crise do teto da dívida.”

Os dados divulgados recentemente revelam que o nível de confiança está agora 28% acima do mínimo histórico de há um ano e mostram uma trajetória ascendente desde então.

No entanto, Joanne refere que “o sentimento dos consumidores permanece num nível baixo em relação aos padrões históricos, uma vez que as expectativas de rendimento diminuíram”, sublinhando que “a maioria dos consumidores continua a prever tempos difíceis para a economia no próximo ano.”

A Universidade de Michigan revela ainda que as expectativas de inflação homóloga em junho recuaram pelo segundo mês consecutivo, caindo de 4,2% em maio para 3,3% em junho.

A leitura atual é a mais baixa desde março de 2021. “Em contraste, as expectativas de inflação de longo prazo pouco se alteraram em relação a maio em 3%, permanecendo novamente dentro do estreito intervalo de 2,9%-3,1% em 22 dos últimos 23 meses”, destaca Joanne.

As expectativas de inflação de longo prazo permaneceram elevadas relativamente ao intervalo de 2,2%-2,6%, que foi observado nos dois anos pré-pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos consumidores americanos dispara para máximos de 4 meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião