BRANDS' ECO Freixo de Espada à Cinta recebe Prémio Autarquia do Ano

  • BRANDS' ECO
  • 16 Junho 2023

A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta venceu sete prémios na 4ª Edição do Prémio Autarquia do Ano, em 4 categorias distintas.

A Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta saiu vencedora na 4ª Edição do Prémio Autarquia do Ano com os projetos “A Seda de Freixo de Espada à Cinta” e “Prémio Literário Guerra Junqueiro”, na categoria de Cultura e Património, “Campo Multijogos da Praia Fluvial da Congida” e “Projeto de atividades desportivas” na categoria de Desporto e Vida Saudável, “Polo de Formação Profissional” na categoria de Educação e “As Marcas Manuelinas” e “S. Mateus, o único Santo com óculos”, na categoria de Turismo.

Em entrevista ao ECO, o município explica as motivações que levaram ao desenvolvimento de todas estas iniciativas e qual o impacto das mesmas na comunidade. Além disso, foi ainda referido o processo de candidatura ao Prémio Autarquia do Ano e os objetivos da autarquia para o futuro.

Qual o processo inerente à criação e implementação dos projetos, que acabaram por se tornar vencedores nesta 4.ª edição do Prémio Autarquia do Ano?

O Município de Freixo de Espada à Cinta valoriza todas as iniciativas que contribuam para a divulgação do concelho e das suas potencialidades. À semelhança do ocorrido no ano passado, a 4.ª Edição do Prémio Autarquia do Ano mereceu a nossa melhor atenção e, depois de devidamente analisadas as categorias a concurso, percebemos que possuíamos projetos diferenciadores que preenchiam os requisitos pedidos, com muito potencial para serem divulgados, valorizados e para alcançar um bom resultado.

Desta forma, submetemos oito projetos à avaliação do Júri, tendo sete deles sido premiados. Tal como na 3.ª Edição do Prémio Autarquia do Ano, voltámos a apostar na “Seda de Freixo de Espada à Cinta”, única no país e, possivelmente, na Europa, uma prática secular, ancestral e transmitida ao longo de gerações. A ela juntámos o “Prémio Literário Guerra Junqueiro”, um projeto que pretende divulgar a literatura e celebrar a união lusófona; o “Projeto de Atividades Desportivas do concelho de Freixo de Espada à Cinta” e o “Campo Multijogos da Praia Fluvial da Congida”, ambos ligados ao desporto e à promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis; o projeto do “Pólo de Formação Profissional do Município de Freixo de Espada à Cinta”, caracterizado por ser uma iniciativa pioneira a nível nacional, no que se refere à temática da educação, mais concretamente, da implementação do Ensino Secundário neste concelho do interior e nas perspetivas de futuro para este Pólo; e ainda os projetos relacionados com “As Marcas Manuelinas no concelho de Freixo de Espada à Cinta” e com “S. Mateus, o único Santo com óculos na Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta”, ambos integrados nas categorias de promoção e atração de turismo, na área cultural e religiosa, respetivamente.

Todos os projetos submetidos procuraram divulgar a história, o património, a autenticidade, a singularidade e todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Freixo de Espada à Cinta, que continua a apostar na valorização e preservação dos inúmeros ex-líbris do concelho, respeitando o passado, focando no presente e projetando o futuro da população e do território.

Quais foram as razões e necessidades que levaram ao desenvolvimento do projeto em questão?

As razões que levaram ao desenvolvimento dos projetos em questão prenderam-se com a necessidade de promover e divulgar, a nível nacional e internacional, as potencialidades únicas presentes no concelho de Freixo de Espada à Cinta. Foram submetidos projetos que eram merecedores de reconhecimento pelas suas mais-valias para o desenvolvimento do concelho e promoção do bem-estar da população que aqui reside e daqueles que nos visitam. Têm vindo a ser desenvolvidos muitos projetos desafiantes a nível social, cultural, educativo e económico, que têm como objetivo combater as dificuldades inerentes à interioridade, através de iniciativas que requerem muito trabalho de promoção e valorização das potencialidades turísticas do concelho, da divulgação das suas tradições únicas, pontos turísticos de relevo e outras iniciativas que foram e estão a ser desenvolvidas, sempre com o objetivo de atrair mais visitantes e de nos tornarmos ponto de visita e de referência a nível nacional e internacional.

Nuno Manuel Rocha Gomes Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Ana Luísa Silva Peleira, Vice-Presidente, e Rui Pedro Madeira Vicente, Vereador.
Como foi o processo de escolha da categoria a inscrever nesta 4.ª Edição do Prémio Autarquia do Ano?

As 12 categorias e cerca das 100 subcategorias a concurso representaram uma oportunidade para o Município de Freixo de Espada à Cinta analisar aquelas onde o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho melhor se enquadraria. Concorremos com dois projetos nas categorias de “Desporto e Vida Saudável”, “Turismo” e “Cultura e Património” e com um projeto na categoria de “Educação”. Ao nível das subcategorias enquadrámos os nossos projetos em várias temáticas específicas que abrangeram tópicos como a implementação de “Infraestruturas para a prática desportiva”, o “Turismo Cultural”, o “Turismo Religioso”, a “Literatura”, o “Artesanato”, a “Promoção de estilos de vida saudável” e o “Ensino Secundário”.

Procurámos mostrar as principais iniciativas e projetos autárquicos mais inovadores e relevantes que têm vindo a ser desenvolvidos no concelho de Freixo de Espada à Cinta em função do território e da nossa população, nas diferentes áreas de atuação, sempre potenciando os elementos mais característicos e diferenciadores que estão na génese de cada um dos projetos. O reconhecimento e os galardões alcançados são a prova inequívoca de que o concelho de Freixo de Espada à Cinta está a percorrer o caminho certo, nesta constante política de valorização e promoção do património histórico, cultural, arquitetónico, identitário e inovador que tem vindo a ser implementado.

Quais foram os resultados práticos da implementação do projeto em questão, junto da sua comunidade?

Um reconhecimento como o obtido este ano é, claramente, enriquecedor, uma clara aposta ganha e uma distinção que reforça a nossa convicção e a certeza das mais-valias que traz o trabalho que temos vindo a desenvolver em prol do nosso concelho, que está em permanente mudança, sempre com desafios diários, rumo ao progresso e ao desenvolvimento. No concelho de Freixo de Espada à Cinta, as sete distinções que nos foram atribuídas este ano tiveram um grande impacto junto da comunidade, tendo sido recebidos com muito orgulho, com o sentimento de estarmos a percorrer o caminho certo, o que nos motiva para trabalhar ainda mais e melhor na preservação, valorização e implementação de projetos e iniciativas que se adequem e engrandeçam Freixo de Espada à Cinta. Esta foi mais uma “lufada de ar fresco” que nos continua a dar ânimo para lutar pelo nosso concelho, defendendo o interior e aproveitando todas as potencialidades inerentes à região, às nossas características e à nossa localização geográfica privilegiada.

Como descreveria a relação entre o projeto em questão e os objetivos traçados pelo seu Município para 2023?

Como referido, temos apostado na valorização e divulgação de todos os ativos, materiais e imateriais, singulares e diferenciadores do concelho de Freixo de Espada à Cinta, através de uma boa política de promoção turística, fundamentada, estruturada e coesa. Usamos os tradicionais meios de comunicação aliados às novas tecnologias digitais como forma de promoção e aumento do alcance e notoriedade das muitas iniciativas que desenvolvemos em prol do concelho, de forma a levar o nome de Freixo de Espada à Cinta cada vez mais longe. Comprometemo-nos a «praticar» o interior e a levar Freixo de Espada à Cinta rumo ao progresso e ao desenvolvimento. Ano a ano desenvolvemos novos objetivos, que assentam no respeito pelo passado mas sempre almejando um futuro melhor, onde o respeito pela essência da região continue a ser promovido através de todos os meios necessários para o efeito, revitalizando e preservando tradições, promovendo o desenvolvimento económico junto dos mercados nacionais e internacionais, implementando práticas que se coadunem com os nossos objetivos e que acrescentem valor à marca que defendemos incansavelmente – “Freixo de Espada à Cinta”. Esta herança única e distintiva que nos diferencia dos demais esteve bem patente nos projetos apresentados, e as distinções obtidas foram o reconhecimento claro deste trabalho que estamos e continuaremos sempre a desenvolver em prol de Freixo de Espada à Cinta.

Quais as áreas e setores de atuação que foram mais impactados, positivamente, com o projeto em causa? Quais os seus pontos fortes?

As áreas de atuação onde fomos galardoados tiveram um maior impacto positivo e maior alcance de notoriedade porque formos reconhecidos, a nível nacional, por um júri de renome e imparcial. Contudo, sempre trabalhamos o concelho como um todo, e as políticas de promoção desenvolvidas potenciam este trabalho conjunto. Cada projeto apresentado mostrou o melhor do trabalho que temos vindo a desenvolver e que foi reconhecido como sendo “o melhor” a nível nacional. No ano passado fomos galardoados com a “Seda de Freixo de Espada à Cinta”, o que nos deixou muito orgulhosos e nos deu alento para lutar por mais e melhor. Este ano, mantivemos esse galardão e fomos contemplados com mais seis prémios, fruto do trabalho incansável que tem vindo a ser feito através de projetos pioneiros e de excelência, capazes de elevar um pequeno concelho do interior a ombrear com grandes Municípios, tanto em termos de extensão territorial, como de poder económico. Todos estes projetos fazem parte daquilo que é a identidade de Freixo de Espada à Cinta ao longo de gerações e daquilo que se está a construir como forma de projetar o futuro e de deixar como herança para as gerações vindouras. São projetos que nos diferenciam dos demais concelhos do país, que ressalvam aquilo que nos distingue e, ao mesmo tempo, nos enobrece, que nos coloca em lugar de destaque e nos permite “competir” ao mesmo nível que os considerados “grandes”, que nos permite ter pontos turísticos e culturais de excelência e estar sempre de “portas abertas”, mantendo a singularidade das práticas tradicionais, a hospitalidade de uma população generosa e a sustentabilidade e a qualidade ambiental que tanto se almeja.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Freixo de Espada à Cinta recebe Prémio Autarquia do Ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião