BRANDS' ECO O sequestro de carbono em debate no Porto
A próxima sessão do Ciclo de Conversas acontece no dia 22 de junho, às 18 horas, no Porto Innovation Hub. Esta é a sexta de 10 sessões, organizadas pela Câmara do Porto sobre a neutralidade carbónica.
A sexta conferência do “Ciclo de Conversas – Rumo à Neutralidade Carbónica 2030” irá decorrer na próxima quinta-feira, dia 22 de junho, pelas 18 horas, no Porto Innovation Hub.
Esta iniciativa acontece no âmbito do Pacto do Porto para o Clima e pretende incentivar a implementação de projetos tendo em vista a neutralidade carbónica da cidade já em 2030.
“O sequestro de carbono” é o tema da próxima sessão, moderada por Marta Pinto, Chefe da Divisão Municipal de Gestão Ambiental da Câmara Municipal do Porto, na qual serão abordadas soluções de captação de carbono. Irão ser abordadas soluções naturais, entre as quais as árvores, solos, massas de água e oceano, que podem desempenhar um papel fundamental como sumidouros de carbono, sendo soluções multifuncionais, económicas e imediatamente disponíveis para uma economia de baixo carbono, mas também as soluções mais tecnológicas para a mesma finalidade.
Têm sido feitos outros investimentos pelo mundo no desenvolvimento de tecnologias de sequestro de carbono, que constituem uma opção importante para a mitigação das emissões. Entre estas tecnologias em desenvolvimento e investigação, algumas das quais ainda sem grande maturidade, constam algumas que pretendem capturar o CO2 no ponto de emissão, submetê-lo a um processo químico, transformá-lo e armazená-lo em formações geológicas em profundidade. Existem, ainda, tentativas de capturar o dióxido de carbono diretamente do ar. No entanto, estas tecnologias enfrentam, ainda, desafios significativos em termos de viabilidade económica.
O sequestro de carbono da atmosfera é uma das vertentes mais desafiantes no que diz respeito ao papel da descarbonização e ao desígnio da neutralidade carbónica de qualquer território. No contexto da cidade do Porto, é através das soluções naturais que tem sido considerado o sequestro de carbono, nomeadamente através da preservação e expansão da área verde urbana com a criação de mais parques e jardins, aos quais se soma a plantação de árvores em espaços verdes e arruamentos.
Nesta sessão a discussão centrar-se-á em tentar perceber em que ponto se encontra a investigação sobre as possibilidades de sequestro de carbono, o desenvolvimento de tecnologias e o potencial das soluções de base natural como importante sumidouro de CO2, mesmo em área urbana.
Para debater estes e outros temas, a sexta conferência do Ciclo de Conversas contará com a presença de Isabel Sousa Pinto, Team Leader no CIIMAR; José Paulo Silva, Diretor da Port’Ambiente (grupo Veolia); e João Sousa Soutinho, Presidente e Co-fundador da VERDE – Associação para a Conservação Integrada da Natureza.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas aos lugares disponíveis. Os interessados podem efetuar reserva aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O sequestro de carbono em debate no Porto
{{ noCommentsLabel }}