Hoje nas notícias: contas dos partidos, vistos gold e rendas
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
PS, Iniciativa Liberal e Livre foram os únicos partidos do Parlamento que melhoraram as contas no ano passado. Investimentos nos fundos de capital de risco continuarão a beneficiar dos vistos gold. As famílias com taxa de esforço acima de 100% estão a ser excluídas do apoio às rendas. Com fecho do Centro de Acolhimento de Emergência em setembro, Câmara de Lisboa quer que Estado ceda espaço central para acolher os sem-abrigo. Os tempos de espera na saúde têm maior prevalência nas reclamações no privado do que no público.
PS, IL e Livre melhoraram contas em 2022
PS, Iniciativa Liberal e Livre melhoraram as contas no ano passado, enquanto os outros partidos com assento parlamentar tiveram resultados piores do que em 2021. Os socialistas passaram de um saldo negativo de 198 mil euros para 1,6 milhões positivos em 2022, enquanto o IL e Livre aumentaram os saldos para 359 mil euros e 79 mil euros, respetivamente. O PSD teve prejuízos de mais de 300 mil euros, enquanto o PCP baixou o resultado de 1,8 milhões para 49 mil euros e o Bloco teve perdas de 302 mil euros. O Chega também baixou o saldo para 23 mil euros e o PAN registou um resultado de 18 mil.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Fundos de capital de risco mantêm acesso ao visto gold
Os cidadãos estrangeiros que façam investimentos de mais de 500 mil euros em fundos de capital de risco direcionados para capitalizar empresas poderão manter o benefício das autorizações de residência, os chamados vistos gold. O mesmo se passará para quem criar pelo menos dez empregos ou invista mais de 500 mil euros para criar ou reforçar o capital social de uma sociedade comercial que gere pelo menos cinco empregos ou mantenha pelo menos dez.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Famílias com taxa de esforço acima de 100% sem apoio à renda
As famílias que apresentam uma taxa de esforço de mais de 100% estão a ser excluídas do apoio à renda, ainda que reúnam todas as condições previstas pela medida. Ainda assim, o Governo assegura que os casos destes inquilinos vão ser avaliados mais tarde, após se analisar as declarações de IRS entregues este ano relativas aos rendimentos de 2022.
Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre)
Queixas dos tempos de espera na saúde são piores no privado
As reclamações quanto aos tempos de espera para atendimento pesam mais nas queixas dos hospitais e consultórios privados (22,47%) do que nas dos hospitais e centros de saúde públicos (12,9%), segundo os dados da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) para o primeiro trimestre do ano. No total, de janeiro a março, a ERS recebeu 21.291 reclamações, elogios e comentários, sendo que 15.483 (72,72%) se trataram de queixas em unidades dos setores público, privado e social.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)
Câmara de Lisboa quer que Estado ceda espaço para acolher os sem-abrigo
A Câmara Municipal de Lisboa está à procura de um espaço central para acolher as pessoas sem-abrigo que se encontram atualmente no Centro de Acolhimento de Emergência (CAE), no Quartel de Santa Bárbara, o qual tem de ser desocupado até ao final de setembro. O executivo em funções (PSD) pretende que o Estado ceda um espaço central, enquanto a oposição defende uma equação mais alargada, considerando que a autarquia está a empurrar as responsabilidades para o Estado. O atual CAE dá resposta a 120 pessoas, mas as suas instalações vão ser utilizadas pelo Governo para a construção de habitações de renda acessível.
Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: contas dos partidos, vistos gold e rendas
{{ noCommentsLabel }}