5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 12 Julho 2023

Esta quarta-feira fica marcada pelos dados da inflação a nível nacional, e nos Estados Unidos, num dia em que Portugal regressa ao mercado obrigacionista e decorre o segundo dia da cimeira da NATO.

Na capital da Lituânia, reúnem-se, esta quarta-feira, os líderes dos 31 países da NATO, para uma cimeira que ganhou nova relevância com a Turquia a concordar em enviar ao seu Parlamento a proposta de adesão da Suécia à aliança. Por cá, serão divulgados os dados que confirmam a inflação no mês de junho, à semelhança dos Estados Unidos, numa altura em que o IGCP se prepara para anunciar um leilão de duas linhas de Obrigações do Tesouro.

INE confirma inflação de junho

O dia fica marcado pela confirmação da taxa de inflação verificada em junho pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Naquele mês, o gabinete de estatística nacional dava conta de que a inflação foi estimada nos 3,4%, um abrandamento de 0,6 pontos percentuais em relação à taxa de maio. A confirmar-se, será a taxa mais baixa desde janeiro de 2022, ou seja, cerca de ano e meio. Além da inflação, o INE divulgará os Índices de Produção, Emprego, Remunerações na Construção, referentes a maio.

Inflação nos EUA pressiona Fed

Além de Portugal, também os Estados Unidos divulgarão esta quarta-feira os níveis de inflação. Analistas consultados pela Reuters antecipam que um abrandamento no aumento dos preços possa servir de incentivo para aliviar as pressões da próxima reunião da Reserva Federal, da qual se espera mais um aperto na política monetária. Os dados deverão sugerir um arrefecimento da inflação em junho, o que poderá influenciar a decisão de uma nova subida das taxas de juro na reunião da Fed marcada para este mês. Tanto analistas como investidores antecipam mais um novo aumento de 25 pontos base já no final do mês.

IGCP vai ao mercado

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública anunciou que vai realizar um leilão de duas linhas de dívida a longo prazo até 1.000 milhões de euros, esta quarta-feira, pelas 10:30 horas. A emissão vai abranger uma linha de obrigações com maturidade em junho de 2029, enquanto a outra vai vencer em outubro de 2035.

Reunião informal dos ministros da Energia na UE

Depois da última reunião entre os ministros de Energia, os 27 Estados-membros voltam a encontrar-se esta quarta-feira para debater a reforma do mercado da eletricidade, desta vez, sob a tutela da presidência espanhola do Conselho da União Europeia. O encontro decorrerá no Museo Patio Herreriano, em Espanha, e Portugal estará representado por Duarte Cordeiro, que tutela a pasta de Ambiente e Energia. Em cima da mesa de negociações estará a questão ligada à regulação do desenho do mercado da eletricidade que continua a ser o tema mais difícil de reunir consenso entre os 27.

Último dia da cimeira da NATO

Esta quarta-feira, arranca o segundo dia da Cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês), em Vilnius, na Lituânia, na qual o primeiro-ministro António Costa estará presente. Em cima da mesa, será discutida a recente “luz verde” dada pela Turquia que permite à Suécia integrar a Aliança Atlântica, e ainda a possibilidade de a Ucrânia receber o convite oficial de adesão.

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou esta terça-feira que a Ucrânia será convidada para integrar a Aliança Atlântica “quando os aliados assim decidirem e as condições estiverem reunidas”, em resposta às críticas de Volodymyr Zelensky. Stoltenberg lembrou ainda que o processo de adesão nunca se baseou em calendários, mas sim em condições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião