TikTok e FIFA parceiros na promoção do mundial feminino
Esta é a primeira colaboração oficial entre a FIFA e o TikTok e é também a primeira vez que o organismo trabalha com uma plataforma de entretenimento para produzir conteúdo para a competição.
O TikTok e a FIFA uniram forças na celebração do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, de forma a oferecer “conteúdos personalizados” durante a prova que decorre na Austrália e Nova Zelândia entre 20 de julho e 20 de agosto.
Durante o campeonato, as duas entidades vão disponibilizar diversos conteúdos, como momentos de bastidores, as chegadas das equipas, conteúdos de promoção dos jogos, sugestões de onde as pessoas poderão assistir aos jogos, destaques dos jogos ou reações de jogadores e treinadores.
Na rede social os fãs também podem aceder ao FIFA Women’s World Cup 2023™ Hub, onde são disponibilizados os conteúdos mais recentes da FIFA, das estações de televisão oficiais, das seleções nacionais e das suas jogadoras. Vai também estar disponível um link de acesso à programação e aos resultados dos jogos no site da FIFA.
“Estamos muito felizes com o facto de o TikTok ter escolhido a FIFA para fornecer conteúdos de vídeo dedicados, criativos e divertidos ao longo deste que será um Campeonato do Mundo Feminino da FIFA inovador. As nossas equipas utilizarão os melhores formatos e o melhor tom de voz para promover o futebol feminino e chegar a um público jovem e diversificado que tem interesse em consumir e interagir com o futebol“, afirma citada em comunicado, a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura.
Segundo Samoura, este acordo “vem confirmar que continuamos a ser uma marca muito querida entre as gerações mais jovens e é a prova do nosso trabalho continuo para propor novas formas de envolvimento“.
Já Harish Sarma, diretor global de desporto do TikTok, refere que “no momento em que celebramos um dos maiores eventos desportivos femininos do ano, estamos muito entusiasmados por trabalhar com a FIFA para levar conteúdos específicos do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino à nossa comunidade desportiva global, dando-lhes um lugar na primeira fila para toda a ação”.
“A nossa colaboração com a FIFA baseia-se no nosso compromisso de dar mais destaque aos desportos femininos e, ao mesmo tempo, proporcionar às jogadoras a representação e o reconhecimento que merecem”, acrescenta.
Segundo nota de imprensa, esta é a primeira colaboração oficial entre a FIFA e o TikTok, bem como é a primeira vez que a FIFA trabalha com uma plataforma de entretenimento para produzir e adaptar conteúdo para a competição.
“Embora as hashtags #FIFAWorldCup, #FIFAWomensWorldCup e #FIFAWWC já tenham obtido, em conjunto, um total de 38,2 mil milhões de visualizações na plataforma, prevemos que esta colaboração atraia mais fãs, que se vão juntar aos 1,1 milhões de seguidores que já partilham a sua paixão pelo futebol feminino em @FIFAWomensWorldCup“, refere-se em nota de imprensa.
Para chegar mais perto dos utilizadores, o TikTok conta com a presença de criadores de conteúdo de 16 países – Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Japão, Coreia, Marrocos, Nova Zelândia, Nigéria, Estados Unidos e Vietname – aos quais vai ser dada a oportunidade de assistir a vários jogos e de mostrar à comunidade do TikTok conteúdo dos bastidores e momentos do torneio, através do hashtag #FIFAWWC.
A seleção feminina de futebol portuguesa vai participar pela primeira vez na competição, depois de ter garantido o apuramento ao vencer os Camarões por 2-1. Na fase final a equipa portuguesa junta-se ao grupo E, onde vai defrontar as seleções dos Países Baixos (23 de julho), do Vietname (27 de julho) e dos Estados Unidos (1 de agosto), esta última a campeã em título da competição.
O Campeonato do Mundo de Futebol Feminino é o maior evento individual de desporto feminino do mundo, estando previsto alcançar cerca de dois mil milhões de pessoas. A FIFA pretende atingir a marca de 1,5 milhões de adeptos ao longo da totalidade dos jogos da prova.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.