Franceses e alemães ajudam a aliviar perdas das exportações têxteis em julho

Vendas ao exterior da indústria portuguesa têxtil e de vestuário subiram 1,7% em junho, num total de 526 milhões de euros, mas fecharam o semestre 3% abaixo do ano passado.

Depois de dois meses seguidos a encolher, as exportações de têxteis e vestuário tiveram uma ligeira recuperação em junho, com as vendas ao exterior a crescerem 1,7%, para 526 milhões de euros. Em volume, no entanto, voltou a registar uma quebra de 8% em termos homólogos, tal como mostram os restantes registos mensais deste ano.

A melhoria do negócio em julho, mês em que as exportações totais do país recuaram 3,4%, foi insuficiente para compensar a diminuição das exportações neste setor industrial no total do primeiro semestre de 2023: registou uma perda acumulada de 3% em valor e de 10% em volume entre janeiro e junho, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Em julho, França voltou a ser o destino com melhor desempenho – comprou mais 7,5 milhões de euros do que há um ano, equivalente a +9% –, seguida da Alemanha (+11%) e da Bélgica (+24%). Pelo contrário, contabiliza a associação empresarial do setor (ATP), foi nos EUA que houve a maior quebra em valor (-14%). A Espanha (-3%), que é o melhor mercado para esta indústria, e a Suécia (-23%) também encolheram as compras às fábricas portuguesas.

Evolução mensal das exportações do têxtil e vestuário

Fonte: ATP

Em termos de grandes categorias de produtos, as exportações de matérias têxteis caíram 7% em volume e 1% em quantidade, enquanto nos têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados baixaram 9% em volume e 17% em valor. Já o vestuário, embora tenha vendido menos peças lá fora (-8%), conseguiu vendê-las mais caras (+9% em valor).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Franceses e alemães ajudam a aliviar perdas das exportações têxteis em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião