Rei de Espanha propõe Feijóo para liderar Governo

  • Joana Abrantes Gomes
  • 22 Agosto 2023

Concluída a ronda de consultas de Filipe VI com os partidos, a Casa Real espanhola convida o líder do PP a formar Governo. Mas Feijóo dificilmente reunirá os votos necessários no Congresso.

O rei Filipe VI propôs esta terça-feira o líder do Partido Popular (PP), Alberto Núñez Feijóo, como candidato à investidura como presidente do Governo de Espanha. Em comunicado, o Palácio da Zarzuela assinala que o PP obteve “o maior número de mandatos” nas legislativas de 23 de julho e, por isso, foi “o primeiro a ser proposto” pelo Chefe de Estado espanhol, já que, “até à data, não se verificou uma maioria suficiente” que fizesse cair o costume de nomear o vencedor das eleições.

O líder de centro-direita aceitou a nomeação, mas a tentativa de formar um Executivo deverá estar condenada ao fracasso, uma vez que o PP conta apenas com 172 votos a favor no Congresso (137 do seu partido mais 33 do Vox, um da União do Povo Navarro e um da Coligação Canária) e 178 contra – os do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Sumar, Juntos pela Catalunha, Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), EH Bildu, Partido Nacionalista Basco (PNV) e Bloco Nacionalista Galego (BNG).

A Casa Real afirmar que, no processo de consulta levado a cabo por Felipe VI, “não se verificou, até à data, a existência de uma maioria suficiente para a investidura que, se necessário”, fizesse cair o hábito de nomear o partido mais votado. Ou seja, o líder do PSOE, Pedro Sánchez, não pôde prometer perante o monarca o “sim” à sua investidura dos partidos que, na semana passada, lhe deram os 178 votos para a eleição de Francina Armengol como presidente do Congresso dos Deputados.

Numa publicação na rede social X (antigo Twitter), Alberto Núñez Feijóo agradeceu ao Rei a sua decisão e acrescentou que dará “voz aos mais de 11 milhões de cidadãos que querem mudança, estabilidade e moderação com um Governo que defenda a igualdade de todos os espanhóis”.

Por sua vez, o ainda primeiro-ministro e candidato pelo PSOE declarou que acredita que o seu partido “está em condições de reunir o apoio parlamentar necessário” para reeditar um Executivo progressista. O Partido Nacionalista Basco confirmou que recebeu esta terça-feira o primeiro telefonema do PSOE a solicitar o seu apoio. Sánchez recordou ao PP que a investidura não é um “procedimento de fachada” e afirmou que os “esforços e contorcionismos” do partido de Feijóo são “legítimos”, mas “inúteis”.

(Notícia atualizada às 20h10)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rei de Espanha propõe Feijóo para liderar Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião