A prestigiada Harvard Business School reconhece o crescimento global da LALIGA na última década
Uma das escolas de negócios mais reconhecidas internacionalmente, a Harvard Business School, destaca o crescimento desportivo, económico, tecnológico, digital e internacional da LALIGA.
O estudo, de autoria do professor emérito Stephen A. Greyser, da Harvard Business School e ex-presidente do Conselho Editorial da Harvard Business Review; Kenneth Corsten, professor assistente da University College of Northern Denmark, e Juan Fuentes, delegado da LALIGA para os países nórdicos, destacam aspectos como a estratégia de globalização levada a cabo pela LALIGA “com joint-ventures, escritórios e delegações em mais de 40 países”.
Além disso, destaca o progresso da LALIGA em matéria económica e a “sustentabilidade financeira a longo prazo através de diferentes modelos”, com destaque para o acordo da LALIGA com a CVC, que levou à criação da LALIGA Impulso, “que injetou quase 2.000 milhões de euros nos clubes da LALIGA para o seu desenvolvimento estratégico”, segundo uma nota divulgada pela organização. Da mesma forma, o estudo também fala sobre o desenvolvimento em aspetos como a análise de dados, a implementação do Over the Top (OTT) da LALIGA, bem como o combate à pirataria, e seu compromisso com a tecnologia com alianças como a Globant ou a criação da LALIGA Tech, a subsidiária que reúne as soluções tecnológicas dos empregadores do futebol profissional espanhol.
O mundo digital também é outro fator que a instituição norte-americana levou em conta ao avaliar o desempenho da LALIGA na última década. A pegada digital da LALIGA atinge “mais de 200 milhões de seguidores, várias aplicações e videojogos”, graças ao desenho de “um ecossistema digital que lhe permite ter janelas diretas para impactar o seu público diariamente”. Números que são corroborados pelos sucessos de alguns clubes, que conquistaram 34 títulos europeus no século XXI, mais do que qualquer outra competição no continente.
O documento também ecoa os desafios que o futebol enfrenta hoje, como a Superliga, que de acordo com o estudo foi “uma iniciativa movida pela ganância que emasculou a natureza competitiva do futebol europeu” e que as pessoas por trás desse conceito “deveriam coletivamente sentir vergonha de serem tão insensíveis com seus stakeholders“. especialmente os torcedores de seus clubes”.
A publicação deste artigo académico faz parte do “compromisso da LALIGA com a educação”. Nesse sentido, o lançamento desta história de sucesso “se soma ao legado da Harvard Business School para produzir pesquisas e materiais educacionais de impacto para líderes empresariais, académicos e estudantes em todo o mundo”, de acordo com o empregador em seu comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A prestigiada Harvard Business School reconhece o crescimento global da LALIGA na última década
{{ noCommentsLabel }}