Refinaria da Galp em Sines vai parar entre outubro e novembro

Paragem já tinha sido anunciada pela petrolífera. Refinaria vai ficar encerrada durante dois meses para operação de "manutenção programada" e vai custar 87 milhões de euros.

A refinaria da Galp em Sines vai encerrar durante dois meses para uma operação de “manutenção programada”, informou um porta-voz da empresa, esta segunda-feira, à Reuters. A paragem programada deverá durar dois meses, entre outubro e novembro, e “será feita de forma faseada”.

A paragem já tinha sido comunicada previamente pelo CEO da petrolífera, Filipe Silva, durante a apresentação dos resultados do primeiro semestre de 2023, ainda que não tivesse sido detalhado o período de manutenção. E, em abril, a Galp já tinha adiantado ao Expresso que a paragem prevista para o quarto trimestre de 2023 (outubro e novembro) teria um custo de 87 milhões de euros.

Mas esta não é a primeira vez que a refinaria de Sines encerra para manutenção. Em janeiro, a Galp avançou com um encerramento de 48 dias em algumas unidades da refinaria, operação que teve um custo de 41 milhões de euros, estando agora a preparar a manutenção das restantes, tal como previsto. Segundo o Expresso, em 2025 a refinaria voltará a encerrar pelos mesmos motivos, estando previsto um custo de 60 milhões de euros.

A central de Sines é a única em Portugal, depois do fecho da refinaria, em Matosinhos, acumulando uma capacidade de produção de 226 mil barris por dia.

Notícia atualizada pela última vez às 17h14

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Refinaria da Galp em Sines vai parar entre outubro e novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião