Os neurocirurgiões mais prestigiados do mundo na EANS 2023

  • Servimedia
  • 22 Setembro 2023

Referências de diferentes especialidades dentro da neurologia, como Andrés Lozano, Jesús Lafuente, Takanori Fukushima e Andreas Demetriades, serão os principais palestrantes.

A Associação Europeia de Sociedades de Neurocirurgia (European Association of Neurosurgical Societies – EANS) conta com um painel de especialistas de alto nível para seu congresso anual, que será realizado de 24 a 28 de setembro no recinto da Fira de Montjuïc, em Barcelona.

Médicos pioneiros nas suas áreas e com reputação mundial serão responsáveis por ministrar os diferentes simpósios sobre neurocirurgia funcional, microcirurgia da base do crânio, cirurgia vascular, cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral, radiocirurgia e oncologia neurológica. Especialistas e inovadores nas suas áreas que compartilharão sua experiência e conhecimento no congresso, que terá um recorde de participantes na sua história, com 2.500 assistentes.

Um dos momentos mais esperados deste congresso é a presença e palestra do doutor Takanori Fukushima, original do Japão e residente na Carolina do Norte (Estados Unidos). Pioneiro em microcirurgia da base do crânio, desenvolveu a primeira neuro endoscopia do mundo no seu primeiro ano de residência. Criador da técnica cirúrgica “olho de fechadura”, considerada a melhor técnica para os pacientes, uma vez que a recuperação é reduzida consideravelmente em comparação com uma craniotomia convencional. A palestra do doutor Takanori Fukushima acontecerá na segunda-feira, 25 de setembro, às 18h20.

Dentro do campo da neurocirurgia funcional, destaca-se o doutor Andrés Lozano, nascido em Sevilha, mas residente no Canadá desde a infância. Ele é chefe de Neurocirurgia no Western Hospital de Toronto e pioneiro no uso da estimulação cerebral profunda para o tratamento do Alzheimer. Na verdade, ele é considerado um dos maiores pesquisadores neurocirúrgicos do mundo, especializado em terapias inovadoras para tratar o Alzheimer e distúrbios de movimento.

O doutor Lozano é o criador do método HIFU, um sistema que se consolidou no tratamento do tremor essencial associado a doenças como o Parkinson, embora seus avanços tenham levado a explorar a possibilidade de usar esse método para melhorar ou curar outros tipos de patologias como a depressão, obesidade, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e anorexia nervosa crónica. O doutor Lozano apresentará avanços em neurocirurgia funcional numa sessão para embaixadores no domingo, 24 de setembro.

Na cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral, os congressistas poderão assistir às conferências do doutor Jesús Lafuente, presidente do congresso, e do doutor Andreas Demetriades, presidente da EANS. Lafuente é um especialista mundialmente reconhecido em coluna e na aplicação da cirurgia minimamente invasiva para intervenções. Atualmente, é chefe de serviço de neurocirurgia do Hospital Sagrat Cor e chefe de secção de Neurocirurgia e diretor da Unidade de Coluna do Hospital del Mar, ambos em Barcelona.

O doutor Lafuente também é especialista no tratamento da malformação de Arnold Chiari, siringomielia e hérnia de disco lombar. Além disso, ao longo de sua carreira, ele compartilhou sua experiência e liderou expedições cirúrgicas em países em desenvolvimento, como Mali ou Zanzibar. Lafuente, juntamente com outros médicos, ministrará uma masterclass sobre neurocirurgia na quarta-feira, 27 de setembro, às 16h50.

Por sua vez, o doutor Demetriades, inovador em cirurgia minimamente invasiva da coluna, atualmente atua como neurocirurgião consultor no Western General Hospital de Edimburgo. O presidente da EANS realizará uma sessão de descompressão microvascular para a neuralgia do trigémeo na quinta-feira, 28 de setembro, às 8h30.

Na cirurgia vascular, destacam-se as eminências da especialidade, como o doutor Francisco González Llanos e o doutor Andreas Raabe. Llanos é considerado um dos 100 melhores médicos da Espanha de acordo com a lista Forbes 2023. Ele exerce em Madrid, embora tenha tratado milhares de pacientes nos Estados Unidos, China e Japão. Ele é especialista em microcirurgia vascular e, mais especificamente, em anastomose ou bypass extra-intracerebral para o tratamento de aneurismas complexos e isquemia cerebral.

O doutor González Llanos ministrará uma masterclass sobre cirurgia vascular em aneurismas cerebrais complexos, bem como as novas oportunidades oferecidas pela inteligência artificial nessa área. Será na segunda-feira, 25 de setembro, às 16h50.

Por sua vez, o doutor Andreas Raabe é especializado em tumores cerebrais, aneurismas e doenças da coluna vertebral. Ele desenvolveu um novo método de monitorização contínua para proteger as funções motoras durante a cirurgia cerebral. Ele também introduziu a vídeo angiografia integrada ao microscópio em neurocirurgia para operações de aneurismas e malformações vasculares.

Por tudo isso, ele recebeu em 2019 o prémio European Lecture da Sociedade Europeia de Neurocirurgia. O doutor Raabe também ministrará uma masterclass sobre os avanços no tratamento microcirúrgico de doenças vasculares, que ocorrerá na quarta-feira, 27 de setembro, às 8h30.

Na radiocirurgia, o congresso contará com a presença destacada do doutor Kita Sallabanda Díaz, que possui mais de 25 anos de experiência no campo da neurocirurgia e é autor do Tratado de Radiocirurgia e Guia de Metástases cerebrais.

Finalmente, na cirurgia oncológica, os participantes poderão ouvir o prestigiado doutor Huges Duffau, do Centro Universitário de Montpellier (França). Ele é o primeiro médico a mudar a forma de realizar cirurgias para remover tumores cerebrais: a craniotomia com o paciente acordado usando estimulação elétrica. Hoje em dia, essa técnica se tornou um padrão tanto em grandes hospitais como em centros de áreas rurais.

EVENTOS ESPECIAIS

Barcelona é um polo de atração para a organização de feiras e congressos, oferecendo aos seus visitantes muito mais do que excelentes instalações para os eventos realizados na cidade. Com locais de referência mundial que simbolizam a arte, a cultura e o espírito da cidade, a capital catalã ocupa a terceira posição como a cidade com maior número de congressos do mundo, de acordo com o ranking da International Congress and Convention Association.

No dia 24 de setembro, será realizada a inauguração oficial do congresso que contará, entre outros, com a presença da Câmara Municipal de Barcelona através de sua vereadora de saúde, Marta Villanueva. O evento institucional será seguido por uma conferência especial ministrada pelo renomado arqueólogo e egiptólogo Jose Manuel Galán, que também é pesquisador do CSIC (Conselho Superior de Pesquisas Científicas) e oferecerá uma palestra sobre patologias neurológicas no Antigo Egito.

Os participantes do EANS2023 Barcelona também terão a oportunidade de desfrutar dos pontos turísticos emblemáticos da cidade durante a duração do congresso. O complexo modernista de Sant Pau, o maior conjunto arquitetónico desse estilo no mundo e patrimônio mundial da UNESCO desde 1997, sediará um jantar presidencial na terça-feira, 26 de setembro, um evento exclusivo para os diretores da associação europeia e os palestrantes internacionais presentes no encontro.

O encerramento do congresso será na quarta-feira, 27 de setembro, com um jantar aberto a todos os participantes em um dos museus e edifícios mais emblemáticos do país. Trata-se do Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), conhecido pela sua coleção de arte românica, considerada uma das mais completas do mundo.

O museu está localizado no Palau Nacional, construído para a Exposição Internacional de 1929, no meio das grandes escadarias de Montjuïc. É um edifício de grandes proporções que se enquadra nos modelos do classicismo académico da época das exposições universais e possui uma impressionante Sala Oval onde será realizado o jantar de gala. Nele, os participantes poderão degustar uma amostra dos pratos típicos da gastronomia catalã e também contarão com a apresentação especial do Orfeó de Puigreig.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os neurocirurgiões mais prestigiados do mundo na EANS 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião