Coligação PSD/CDS perde maioria absoluta na Madeira

  • ECO
  • 24 Setembro 2023

Miguel Albuquerque falhou a renovação de uma maioria absoluta em coligação com o CDS. Deputado eleito da Iniciativa Liberal poderá ser decisivo para assegurar os necessários 24 deputados.

A coligação PSD/CDS falhou a maioria absoluta por um deputado apenas. A coligação de social-democratas e centristas registou 43,1% dos votos e 23 mandatos, o que abre a discussão sobre uma possível demissão de Miguel Albuquerque depois de o próprio admitir esse cenário caso não tivesse a maioria dos votos para executar o seu programa eleitoral. Há quatro anos, o PSD elegeu 21 deputados, perdendo pela primeira vez a maioria absoluta que detinha desde 1976, e formou um governo de coligação com o CDS-PP (três deputados).

Agora, a coligação PSD/CDS tem a possibilidade de chegar à maioria absoluta se fizer um acordo com a Iniciativa Liberal, que garantiu um deputado. O Chega elegeu quatro deputados (8,9%), mas Albuquerque tinha afastado qualquer possibilidade de entendimento com o partido de André Ventura, e já este domingo, o líder do Chega garantiu que não haverá qualquer acordo com o líder regional do PSD e candidato a renovar mandato. Ventura exigiu mesmo que Albuquerque apresente a sua demissão. “Em política, as palavras têm de ter consequências”, disse Ventura.

A coligação PSD/CDS falhou a maioria absoluta, mas o grande derrotado da noite foi mesmo o PS. Os socialistas elegeram 11 deputados e pouco mais de 21% dos votos. Apesar disso, o candidato socialista, Sérgio Gonçalves, justificou o mau resultado com a dispersão de votos por outros partidos e voltou o discurso para uma decisão do presidente da Madeira em exercício.

(Em atualização)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coligação PSD/CDS perde maioria absoluta na Madeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião