PSD/CDS terá ganho as eleições na Madeira com 44% a 48% dos votos, aponta a Católica

  • ECO
  • 24 Setembro 2023

A coligação de direita terá conquistado entre 23 a 26 deputados no Parlamento, segundo as projeções da Universidade Católica, para a RTP. Basta 24 deputados para alcançar a maioria absoluta.

A coligação PSD/CDS terá ganho as eleições legislativas regionais da Madeira com entre 44% a 48% dos votos, segundo uma estimativa do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa, divulgada pela RTP às 19h00. A coligação terá conquistado entre 23 a 26 deputados no Parlamento regional. Chega e Iniciativa Liberal poderão, pela primeira vez, entrar no hemiciclo.

A confirmar-se estas projeções, a coligação Somos Madeira poderá alcançar a maioria absoluta no Parlamento, já que com um total de 47 assentos, são necessários 24 deputados para o garantir.

O PS surge como a segunda força política, com entre 18% a 21% dos votos, o que permitirá eleger entre 9 a 12 deputados, mas, a confirmar-se, representa uma perda face aos 35,76% dos votos e 19 deputados eleitos nas legislativas de 2019, ano em que o PSD perdeu, pela primeira vez, a maioria absoluta na região, tendo formado coligação com o CDS-PP.

Segue-se o Juntos pelo Povo (JPP) com 9% a 12% dos votos (4-6 deputados), o Chega com entre 8% a 10% dos votos (3-5 deputados) e a Iniciativa Liberal (IL) com 2% a 4%, o que a confirmar-se, poderá significar a eleição de um deputado, segundo as projeções da Católica à boca de urnas.

CDU terá obtido entre 2% a 3% dos votos, o mesmo valor do Bloco de Esquerda, com o PAN a reunir entre 1% a 3% dos votos. Valores que poderá representar a eleição de um deputado cada para a CDU e BE e entre 0-1 para o PAN.

A confirmarem-se as projeções, o Chega e a IL, que nunca fizeram parte do hemiciclo regional, passam a ter representantes. E no caso do BE e do PAN poderá significar o regresso ao hemiciclo regional.

A nível de abstenção, as projeções da Católica aponta para um valor entre os 44% e os 48%. Nas últimas legislativas, em 2019, a abstenção situou-se nos 44,5% e nos 50,42% em 2015.

Mais de 253.000 eleitores foram hoje chamados a votar nas legislativas regionais da Madeira para escolher a nova composição do parlamento do arquipélago, com 13 candidaturas em escrutínio.

A confirmar-se projeções, esta também poderá ser umas eleições que resultam num número recorde de partidos representados no hemiciclo regional, com um total de nove partidos: PSD, PS, CDS, JPP, Chega, IL, CDU, BE e PAN.

(Última atualização às 20h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSD/CDS terá ganho as eleições na Madeira com 44% a 48% dos votos, aponta a Católica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião