Novo robô cirúrgico para operações na coluna
No congresso da Associação Europeia de Sociedades de Neurocirurgia foi apresentado o primeiro robô cirúrgico com sistema de rastreamento mecânico para operações na coluna com tecnologia 100% espanhola
As novas tecnologias aplicadas ao campo da neurocirurgia têm sido um dos eixos centrais do congresso anual da EANS, que está sendo realizado atualmente em Barcelona.
Nesse contexto, foi apresentado o primeiro robô cirúrgico do mundo com sistema de rastreamento mecânico para operações na coluna, completamente criado com tecnologia espanhola. Essa plataforma robótica permitirá realizar cirurgias que atualmente não são possíveis com os robôs disponíveis no mercado. O robô passou em todos os ensaios clínicos com sucesso e estará disponível no mercado em 2024.
A nova plataforma robótica destina-se a operações na coluna de forma minimamente invasiva. É capaz de auxiliar o cirurgião fazendo pequenas incisões, permitindo assim uma recuperação mais rápida do paciente. O robô incorpora um sistema de rastreamento e localização do paciente seis vezes mais preciso do que as tecnologias atuais, aumentando a segurança de todo o processo.
Além disso, graças ao sistema de rastreamento mecânico, os tempos de preparação cirúrgica são reduzidos e os fluxos de trabalho na sala de cirurgia são otimizados. Isso resulta em uma redução nos tempos das cirurgias. Além dos benefícios para o paciente, o suporte ao cirurgião é adicionado, pois o sistema conta com a Inteligência Artificial durante o processo de planejamento e execução da cirurgia.
Uma das principais características diferenciadoras deste novo robô é que ele pode ser usado para a colocação de parafusos transpediculares, uma funcionalidade revolucionária, pois essa é a operação de coluna mais comum. Além disso, esse robô, com tecnologia 100% espanhola, também pode ser utilizado para outros procedimentos cirúrgicos da coluna que exigem alta precisão.
O projeto de design e desenvolvimento desse robô cirúrgico contou com neurocirurgiões renomados na especialidade de intervenções minimamente invasivas na coluna vertebral, dois deles espanhóis. São eles o Dr. Jesús Lafuente, chefe do serviço de neurocirurgia do Hospital Sagrat Cor e chefe da secção de Neurocirurgia e diretor da Unidade da Coluna do Hospital del Mar, além de presidente do encontro EANS2023, e o Dr. Nicolás Sampron, que também é consultor da Brainlab (Alemanha) e da Cybersurgery. A equipe médica do projeto foi complementada pelo Dr. Massimo Balsano (Centro Regionale Specializzato per la Chirurgia Vertebrale, na Itália) e pelo Dr. Roger Härtl, professor de cirurgia neurológica e diretor de cirurgia da coluna vertebral no Weill Cornell Brain and Spine Center de Nova York, e diretor do Weill Cornell Medicine Center for Comprehensive Spine Care.
Os participantes do congresso EANS2023 puderam comprovar, por meio de demonstrações ao vivo, como essas soluções “revolucionárias” destinam-se a melhorar substancialmente o campo da neurocirurgia. Além das novidades em robótica cirúrgica, eles também puderam descobrir a aplicação de outras tecnologias disruptivas, como realidade virtual e realidade aumentada em cirurgias neurológicas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo robô cirúrgico para operações na coluna
{{ noCommentsLabel }}