BRANDS' ECO FNAC debate oportunidades do comércio digital em Leiria

  • BRANDS' ECO
  • 13 Outubro 2023

FNAC promove a primeira edição do Ecommerce & Marketplace Summit by FNAC, no próximo dia 16 de outubro, em Leiria. A iniciativa assinala uma década desde o lançamento do marketplace da marca.

O processo de digitalização da economia é uma inevitabilidade com a qual as empresas, mais pequenas ou maiores, terão de lidar. Aliás, o nível de competitividade dos negócios será, cada vez mais, definido pela sua maturidade digital e pela sua capacidade de fazer evoluir o modelo de negócio. É neste contexto que surge a primeira edição do Ecommerce & Marketplace Summit by FNAC, organizado pela insígnia do retalho no próximo dia 16 de outubro em Leiria, assinalando uma década desde o lançamento da plataforma digital da marca. A entrada é gratuita.

"Faz todo o sentido continuar a apostar no comércio digital e há ainda muito potencial de desenvolvimento no mercado português. Há que recordar o crescimento acentuado das vendas online desde o período pandémico. Porém, a verdade é que persistem desafios para os empreendedores que procuram apostar neste segmento. Mais do que uma transição para o comércio digital, os retalhistas devem potenciar o canal digital como uma solução complementar para os seus clientes.”

Tiago Figueirôa, diretor de Ecommerce, Bilheteira e Logística da Fnac

Significa isto que a prioridade deve ser apostar numa estratégia omnicanal que ofereça uma experiência completa ao consumidor, dando-lhe flexibilidade para optar entre os diferentes canais de venda disponíveis. Para Tiago Figueirôa, questões como a diversidade do catálogo de produtos, serviços de entrega, soluções de devolução e meios de pagamento “são fatores críticos”.

Ecommerce, um diamante em bruto

Embora o comércio digital não seja uma novidade, a maior aceleração deste mercado aconteceu nos últimos três anos à boleia da disrupção causada pela pandemia. A FNAC conhece bem os desafios e as oportunidades que o digital pode significar para um retalhista, não tivesse sido a insígnia a estrear o primeiro marketplace em domínio .PT há precisamente uma década. “Nestes dez anos de existência, a Fnac já abriu as portas a mais de dois mil vendedores de todas as partes do mundo”, esclarece Tiago Figueirôa, que esta plataforma “cresceu 35 vezes mais comparando com o ano de arranque”.

É por isso que a marca organiza a primeira edição do Ecommerce & Marketplace Summit by Fnac, um evento que se repetirá todos os anos e que tem como objetivo debater a migração inteligente dos negócios para o digital, mas também partilhar as boas práticas e tendências que estão a moldar o futuro do comércio digital. A iniciativa é dirigida a profissionais do setor, players deste mercado e aberta ao público em geral.

A programação inclui uma mesa-redonda dedicada ao tema “O estado da digitalização dos negócios em Portugal”, assim como um debate sobre “Marketplaces como canais aceleradores de negócio e notoriedade”. Regina Santana, Mentora de Negócios Digitais, Vanessa Arlandis, Diretora Marketing & Online da Moviflor Portugal, Isabel Luna, Head of Value Added Services no Banco Santander Portugal e Vitor Brandão, CEO Boomfit, são alguns dos nomes que marcarão presença nestes dois painéis. Destaque ainda para a presença de Marta Jorge, especialista de ecommerce da AICEP e responsável pelo Programa Exportar Online, e para a intervenção de Cristiano Carmo, especialista no ecossistema Amazon, que vai abordar os desafios dos marketplaces na próxima década.

O Ecommerce & Marketplace Summit vai realizar-se na loja FNAC Leiria a partir das 15h. O evento terá transmissão em direto, via streaming, na página de YouTube da FNAC Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FNAC debate oportunidades do comércio digital em Leiria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião