BRANDS' ECO Dia Mundial da Alimentação: MEO junta-se a movimento nacional contra o desperdício alimentar

  • BRANDS' ECO
  • 15 Outubro 2023

Cada português desperdiça mais de 180 quilos de comida todos os anos. No Dia Mundial da Alimentação, que se celebra hoje, o MEO junta-se ao Movimento Unidos Contra o Desperdício.

Todos os dias, milhares de quilos de alimentos acabam no caixote do lixo. A realidade não é exclusiva de Portugal, onde cada cidadão é responsável por 184 quilos de comida desperdiçada por ano, mas o país continua a estar acima da média europeia, fixada em 127 quilos. As consequências sociais, económicas e morais destes números motivaram a criação, em 2020, do Movimento Unidos Contra o Desperdício que tem como objetivo “mobilizar a sociedade para hábitos que facilitem o aproveitamento de excedentes” e ao qual o MEO aderiu no final de setembro.

De acordo com os números da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês), cerca de um terço de toda a produção alimentar é desperdiçada anualmente. É uma realidade negra num país em que, como Portugal, 16,4% da população está em risco de pobreza e onde mais de 400 mil pessoas têm carências alimentares. Aliás, segundo a FAO, se apenas um quarto dos alimentos desperdiçados em todo o mundo fossem doados, seria possível saciar a fome de 870 milhões de pessoas.


No terceiro aniversário do Movimento Unidos Contra o Desperdício, assinalado a 29 de setembro, no dia da Consciencialização sobre as Perdas e o Desperdício Alimentar, o MEO juntou-se à causa que reúne já mais de três centenas de empresas em Portugal. A carta de adesão foi assinada por Luíza Galindo, diretora de Marketing e Comunicação da marca. “

"Assumir este compromisso é um passo natural para uma empresa que já se afirmou e conquistou o seu lugar entre os pioneiros na defesa das causas que mais impactam a sociedade. Quando, no MEO, dizemos ‘humaniza-te’, é também disto que estamos a falar: unir esforços em combates que são de todos e para os quais não existem soluções que não passem por esta mobilização conjunta.”

Luíza Galindo, diretora de Marketing e Comunicação, MEO

Para promover o consumo responsável de alimentos, o MEO lançou uma campanha de âmbito nacional que apela à redução do desperdício e que sublinha que, todos os dias, cada português deita fora um terço das suas refeições. As mais de 1,8 milhões de toneladas de alimentos que acabaram no lixo em Portugal, em 2021, têm impacto ambiental, mas também económico. Cálculos indicam que, em média, cada português perde 28 euros por mês em comida que não consome – são 336 euros por ano e por pessoa, o que num contexto de inflação e aumento das taxas de juro nos créditos à habitação tem impacto no orçamento familiar.

Desperdiçar alimentos não é uma inevitabilidade. No site oficial do Movimento Unidos Contra o Desperdício, pode encontrar um vasto conjunto de dicas que ajudam a planear melhor as suas compras, mas também técnicas para preservar os alimentos corretamente. Além disso, a plataforma disponibiliza ainda dezenas de receitas que evitam o desperdício e aproveitam as sobras de outras refeições. Comer bem, de forma saudável e sustentável não tem de ser caro – pelo contrário.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dia Mundial da Alimentação: MEO junta-se a movimento nacional contra o desperdício alimentar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião