Pessoas +M

Marcelo Rebelo de Sousa protagoniza 217 notícias e lidera exposição mediática em setembro

Rafael Ascensão,

A RTP1, SIC e TVI emitiram, em conjunto, 249 horas de informação em setembro. Este valor representa uma quebra de 5.9% face ao mês anterior e uma subida de 1.7% face ao mesmo período de 2022.

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a liderar em termos de exposição mediática em setembro. No total, o Presidente da República protagonizou 217 notícias, repartidas por 8 horas e 58 minutos ao longo o mês.

A seguir a Marcelo surge o primeiro-ministro António Costa, que protagonizou 188 notícias, com 7 horas e 56 minutos de duração. A fechar o pódio, bem distanciado dos dois primeiros lugares, surge André Ventura, líder do Chega, ao ser protagonista em 105 notícias com um total de 4 horas e 34 minutos de duração. Os dados são do serviço Telenews, da Marktest.

No quarto e quinto lugar surgem Fernando Medina e Luís Montenegro, respetivamente. O ministro das Finanças protagonizou 95 notícias num total de 4 horas e 11 minutos. Embora em mais duas notícias (97) do que Fernando Medina, o líder do PSD contou com um total de 3 horas e 49 minutos de duração de exposição mediática em setembro.

Montenegro é seguido de perto por Manuel Pizarro, ministro da Saúde (três horas e 48 minutos). Na lista dos dez nomes que mais figuraram nas notícias seguem-se Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira (3 horas e 15 minutos), João Costa, ministro da Educação (3 horas e 1 minuto), Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda (2 horas e 53 minutos) e Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP (2 horas e 33 minutos.)

A análise foi feita, de acordo com dados da Telenews, aos principais notíciários dos canais generalistas e excluiu programas, debates ou entrevistas. A contabilização do tempo refere-se ao tempo total de duração da notícia em causa.

Também segundo a Marktest, durante o mês de setembro, em conjunto, os três principais canais da televisão portuguesa – RTP1, SIC e TVI – emitiram 249 horas de informação regular. Este valor representa uma quebra de 5.9% face ao mês anterior e uma subida de 1.7% em relação ao mesmo período de 2022.

Estas 249 horas representam a emissão de um total de 7.087 notícias – uma subida mensal de 4.3% e uma subida homóloga de 10.4%. As notícias tiveram uma duração média de 2 minutos e 7 segundos, ou seja, menos 14 segundos que a duração registada em agosto.

Estes números refletem uma média diária de 2 horas e 46 minutos por canal, ou seja, menos 4minutos e 47 segundos que o registado no mês anterior.

Entre os três canais, a RTP1 foi aquele que emitiu mais notícias (2.520) mas a SIC foi a estação que mais tempo em grelha concedeu à informação regular (86 horas).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.